Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Entretenimento

Manaus abre Semana Nacional de Museus com debates culturais

Com o tema “Museus: Unindo um Mundo Dividido”, o evento promove atividades sobre memória, diversidade e identidade cultural.

manaus-abre-semana-nacional-de

(Foto: Thelson Souza/ManausCult)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, iniciou a programação da 24ª Semana Nacional de Museus no Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, no Centro da capital. Com o tema “Museus: Unindo um Mundo Dividido”, o evento reúne estudantes, famílias e visitantes em atividades voltadas à memória, diversidade e identidade cultural.

A abertura ocorreu na segunda-feira (18/5), com a palestra “Museu & Memória em Disputa – A Construção da Identidade Amazônica na Política dos Irmãos Nery”, ministrada pelo professor Rodrigo Froés. Já nesta terça-feira (19/5), o público participou de visita monitorada infantojuvenil com personagens históricos, promovendo uma experiência educativa sobre a história de Manaus.

Segundo o diretor-presidente da ManausCult, Márcio Braz, a iniciativa busca aproximar a população dos espaços culturais e fortalecer o sentimento de pertencimento à história da cidade. O coordenador do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino, destacou que o tema deste ano propõe reflexões sobre convivência, diversidade e integração cultural.

manaus-abre-semana-nacional-de

(Foto: Thelson Souza/ManausCult)

Atividades

A programação segue até o dia 23 de maio com rodas de conversa, palestras, exposições e visitas monitoradas em espaços culturais administrados pela prefeitura. Entre as atividades previstas estão debates sobre docência e maternidade, exposição sobre protagonismo indígena, palestra sobre saberes ancestrais e visitas guiadas por espaços históricos do centro da capital.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: