Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Sete partidos entram na mira de fiscalização sobre contas no Amazonas

PDT, PT, Novo, Solidariedade, AGIR, PRD e Rede passam por etapa que pode abrir caminho para questionamentos do Ministério Público.

(Foto: Divulgação /TRE-AM)

Manaus (AM) – Os diretórios estaduais de sete partidos políticos começaram a enfrentar uma nova etapa de fiscalização da Justiça Eleitoral no Amazonas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) publicou editais abrindo prazo para que o Ministério Público Eleitoral e as demais legendas contestem as prestações de contas apresentadas por PDT, PT, Novo, Solidariedade, AGIR, PRD e Rede Sustentabilidade.

A publicação não significa que existam irregularidades, mas coloca as movimentações financeiras das siglas sob escrutínio público antes do julgamento definitivo. Durante cinco dias, poderão ser apresentados pedidos de diligência, questionamentos e manifestações sobre a documentação entregue pelos partidos.

Entre os dirigentes responsáveis pelas contas aparecem nomes conhecidos da política amazonense, como Luiz Castro Andrade Neto, pelo PDT, Sinésio Campos, pelo PT, e Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, pelo Partido Novo.

A etapa ocorre justamente quando os partidos intensificam sua organização para as eleições de 2026. A regularidade das contas é requisito para o funcionamento partidário e pode influenciar desde o acesso ao Fundo Partidário até a credibilidade das legendas perante a Justiça Eleitoral.

Após o período de impugnação, os processos seguem para parecer do Ministério Público Eleitoral e julgamento pelo TRE-AM.

Veja o documento:

 

LEIA MAIS: