Não esqueça a colinha, na votação deste domingo (4) (Foto: Divulgação / Montagem Portal AM1)
Manaus (AM) – As Eleições 2026 terão uma sequência de seis votos na urna eletrônica. Para evitar confusão na hora da votação, a Justiça Eleitoral orienta os eleitores a preparar uma colinha com os números das candidaturas escolhidas. A anotação em papel pode ser levada para a cabine.
O celular, porém, não pode ser levado para dentro da cabine de votação, mesmo desligado. Antes de votar, o eleitor deverá deixar o aparelho no local indicado pela mesa receptora.
Confira a ordem dos votos
A urna exibirá os cargos nesta sequência:
- Deputado federal — quatro dígitos;
- Deputado estadual — cinco dígitos;
- Senador – primeira vaga — três dígitos;
- Senador – segunda vaga — três dígitos;
- Governador — dois dígitos;
- Presidente da República — dois dígitos.
Atenção aos dois votos para senador
Em 2026, estarão em disputa duas vagas para o Senado. Por isso, o eleitor deverá escolher dois candidatos diferentes. Se o mesmo candidato for escolhido nas duas votações para senador, o segundo voto será anulado.
Faça sua colinha
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor anote previamente os números das candidaturas escolhidas. Além de facilitar a votação, a colinha pode ajudar a reduzir o tempo de permanência diante da urna e evitar erros na digitação.

Importante: a colinha deve ser feita em papel. O celular não pode substituir a anotação dentro da cabine.
LEIA MAIS:





