Prefeito Renato Junior. (Foto: Valdo Leão e Carlos Oliveira /Semcom e Arquivo / Semcom)
O prefeito de Manaus, Renato Júnior, deve conversar nesta segunda-feira (5) com Omar Aziz (PSD) e Maria do Carmo (PL) antes de anunciar, às 18h, quem apoiará na disputa pelo Governo do Amazonas. A informação foi divulgada pelo Fatos Marcantes.
A possível definição ocorre após David Almeida (Avante), candidato do grupo político de Renato Júnior, ficar fora do segundo turno. Antes de deixar a Prefeitura de Manaus para disputar o Governo do Amazonas, David e Renato integravam o mesmo grupo político que apoiava Omar Aziz e participavam de agendas conjuntas com o senador. A aproximação, porém, mudou após David anunciar a candidatura ao Executivo estadual e “romper” com Omar.
David renunciou ao cargo de prefeito em 31 de março de 2026 e Renato Júnior, então vice-prefeito, assumiu o comando da capital.
Mesmo com a mudança de cenário entre David e Omar, Renato manteve uma relação política com integrantes do grupo do senador. Em agosto, o prefeito anunciou Eduardo Braga (MDB) como seu primeiro apoio para o Senado nas Eleições Gerais de 2026. Braga integra a chapa de Omar Aziz na disputa pelo Governo do Amazonas.
Na ocasião, Renato afirmou que continuaria apoiando David Almeida para o Governo e declarou seu primeiro voto para o Senado a Eduardo Braga. Posteriormente, o prefeito também anunciou apoio a Plínio Valério (PSDB) como segundo nome para o Senado.
Agora, com David fora do segundo turno, Renato Júnior deve escolher entre Omar Aziz e Maria do Carmo. Segundo o Fatos Marcantes, o prefeito deve ouvir os dois candidatos antes de anunciar sua decisão.
Embora não tenha afirmado diretamente qual candidato receberá seu apoio, a sinalização divulgada pelo portal é de que a decisão dependerá de compromissos com Manaus. A capital concentra a maior parte do eleitorado do Amazonas, e a decisão de Renato Júnior é aguardada antes do início da nova etapa da disputa, marcada para 25 de outubro.
Renato e Maria do Carmo já tiveram atritos durante a eleição de 2024. O prefeito, por outro lado, mantém relação política com Omar Aziz, além da aproximação registrada por meio do apoio a Eduardo Braga, que disputa a reeleição ao Senado na chapa do senador.
LEIA MAIS:





