(Foto: Ibama/divulgação)
Manaus (AM) – O ambientalista e professor Welton Oda afirmou que o Amazonas tem recursos para enfrentar a crise das queimadas, mas questionou a atuação do governo estadual. Em entrevista ao Portal AM1, defendeu a criação de brigadas populares equipadas e cobrou mais investimentos em prevenção, fiscalização e estrutura para combater os incêndios.
A declaração ocorre após o governador Roberto Cidade afirmar, nas redes sociais, que o Governo Federal não quer ajudar o Amazonas no combate às queimadas. Para o professor, a cobrança por apoio de Brasília não elimina a responsabilidade do Estado, que também precisa mostrar quais medidas estão sendo adotadas para enfrentar o problema.
“O momento atual exige a criação de brigadas populares, mas é preciso equipá-las”, afirmou Welton Oda. O ambientalista também criticou a estrutura de resposta do governo estadual e apontou limitações na contratação de pessoal e na capacidade de combate ao fogo.
Prevenção além das ações emergenciais
O enfrentamento das queimadas não deve se limitar às ações realizadas quando os incêndios já começaram. Segundo ambientalista, é necessário investir em monitoramento, fiscalização, treinamento de equipes e equipamentos adequados, além de planejar ações para os períodos de maior risco.
O projeto ProAmazon, financiado pelo Fundo Amazônia com R$ 45 milhões, prevê o fortalecimento do Corpo de Bombeiros do Amazonas e das ações de prevenção e combate a incêndios florestais. Segundo os registros oficiais, o projeto foi contratado em dezembro de 2024, com prazo para utilização dos recursos até dezembro de 2027.
A existência dos recursos reforça a necessidade de acompanhar como o dinheiro está sendo aplicado, quais equipamentos serão adquiridos e de que forma o projeto vai ampliar a capacidade de resposta dos Bombeiros.
Welton Oda também defendeu mais fiscalização e investigações sobre as causas dos incêndios. Na avaliação do professor, o governo estadual deveria atuar de forma mais firme para identificar os responsáveis por danos ambientais.
Ao mencionar situações recentes envolvendo Manacapuru, Iranduba e uma empresa do Distrito Industrial 2, o ambientalista fez críticas à atuação dos gestores públicos.
O que a população pode cobrar
Welton Oda também defendeu a participação da população na fiscalização das ações dos governos estadual e municipal. Para o professor, denúncias e mobilização popular são formas de cobrar providências e pressionar os gestores a enfrentar o problema.
Entre os pontos que podem ser fiscalizados estão o número de equipes mobilizadas, os equipamentos disponíveis para combater os incêndios, a aplicação dos recursos destinados aos Bombeiros e as medidas adotadas para prevenir novas queimadas.
Enquanto o governo estadual cobra apoio federal, o ambientalista defende que também sejam apresentadas respostas concretas sobre as ações realizadas no Amazonas. A prioridade, segundo o ambientalista, deve ser mostrar o que está sendo feito para prevenir os incêndios, melhorar a estrutura de combate ao fogo e proteger a população dos efeitos da fumaça.
MPC-AM também questiona ações do governo
A cobrança por medidas concretas no combate às queimadas também chegou aos órgãos de controle. O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) pediu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) que avalie se as ações do governo estadual são suficientes para enfrentar os incêndios florestais e reduzir a poluição do ar. O órgão também solicitou medidas para reforçar o planejamento, a fiscalização e a estrutura das equipes. O pedido ainda aguarda análise do Tribunal e não representa uma conclusão de que houve irregularidade por parte do governo. Confira: MPC questiona eficácia das ações do Governo contra queimadas no AM.
Serviço | Como denunciar queimadas no Amazonas
Saiba onde denunciar incêndios e crimes ambientais no estado.
Corpo de Bombeiros: 193
Para incêndios em andamento e emergências com fogo.
WhatsApp: (92) 98557-9454
Telefone: (92) 2123-6715
E-mail: denuncia@ipaam.am.gov.br
Canal gratuito e sigiloso para denúncias: Site oficial da SSP-AM
LEIA MAIS:





