Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Amazonas está há 29 dias sem registrar morte por Influenza A

Os casos notificados de SRAG subiu de 1.074 para 1.094 no AM. Desse total, 120 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1)

Amazonas está há 29 dias sem registrar morte por Influenza A

(Foto: Divulgação)

O Estado do Amazonas está há 29 dias sem registrar óbito por Influenza A (H1N1). De acordo com a 23ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o último caso foi registrado no dia 19 de março. Desde então, o número estagnou em 33 vítimas (26 em Manaus).

Ainda segundo o boletim, os casos notificados de SRAG subiu de 1.074 para 1.094 casos. Desse total, 120 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 227 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV). O documento é elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM).

Campanha de vacinação foi adiantada devido surto no AM (Divulgação)

No interior, os casos de óbitos por H1N1 também seguem sem alteração, com os três casos em Manacapuru, além de Parintins, Itacoatiara, Japurá e Urucurituba, com um caso cada.

Para o Sincicial, nesta edição, subiu de 20 para 23 casos óbitos, sendo 21 em Manaus, permanecendo no interior, um em Borba e outro em Manacapuru.

O número de óbitos por outros vírus respiratórios também continua o da última edição: em Manaus, um óbito por Parainfluenza tipo 3 e um pelo vírus Metapneumovírus; e, no interior, um óbito por Influenza A não subtipável, registrado no município de Maués.

Segundo a atualização do boletim, dos 59 pacientes graves que evoluíram para óbitos, entre fevereiro a abril de 2019, 54 deles faziam parte de grupo de risco mais suscetíveis, o que corresponde a 91,5%, com destaque para crianças menores de 5 anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

(*) Com informações da Assessoria