Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

‘A Amazônia é agradecida ao Papa Francisco’, diz Dom Leonardo sobre posse no Vaticano

Além de Dom Leonardo Steiner, outros 19 religiosos também passaram a integrar o grupo.

‘A Amazônia é agradecida ao Papa Francisco’, diz Dom Leonardo sobre posse no Vaticano

Foto: Divulgação

O arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, foi criado cardeal da Igreja Católica pelo Papa Francisco, em cerimônia realizada neste sábado (27), no Vaticano, sede da Igreja Católica Romana. Além dele, outros 19 religiosos também passaram a integrar o grupo.

A cerimônia, chamada de consistório, foi presidida pelo Papa e aconteceu na Basílica de São Pedro. Antes da celebração, Dom Steiner falou sobre a gratidão pela nomeação.

Leia mais: Arcebispo de Manaus será empossado cardeal da Amazônia neste sábado pelo Papa Francisco

“O encontro de hoje foi a consolidação da experiência da Amazônia dentro desse cenário da igreja universal. Nossa gratidão ao Papa que olha para a Amazônia com todo o carinho. A querida Amazônia está no coração do nosso Papa Francisco”, disse.

O pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, em Manaus, frei Paulo Xavier, disse que a escolha do arcebispo demonstra um carinho do Papa pela Amazônia.

A autoridade também disse que agora o arcebispo de Manaus passa a ser chamado de cardeal da Amazônia e que vai ajudar o papa como um conselheiro para assuntos da região.

Leia mais: Papa Francisco recebe cocar de bispos do Amazonas

“Ele é o cardeal da Amazônia, é aquele que vai ser consultado pelo Papa para uma realidade específica, como um conselheiro. Os cardeais são essas instâncias dentro da igreja que ajudam o papa a governar, a exercer esse grande mandato do Senhor de levar em frente a animação pastoral da igreja, de conversar com as realidades”, afirmou.