Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Marcelo Ramos

A Educação salva

Foi a educação que salvou a minha vida e que me guiou junto com meus irmãos por bons caminhos.

A Educação salva

Certo dia, eu estava presidindo a sessão da Câmara dos Deputados quando abri o direct do meu Instagram e tinha uma mensagem pedindo apoio para uma turma de formandos de ensino médio da Escola Estadual dirigida pelo Corpo de Bombeiros. Passei o meu telefone e pedi que entrassem em contato no outro dia. No dia seguinte recebi a ligação da Sargento Waldenize que, num primeiro momento não acreditou que era eu mesmo do outro lado da linha, achando que seria atendida por um assessor.

Perguntei de que ajuda precisavam e ela me disse que os pais estavam com dificuldades de comprar os ingredientes para fazer o jantar em mutirão. Imediatamente, lembrei de passagens que marcam a minha vida. Os sacrifícios que a minha mãe fez para que eu e meus irmãos tivéssemos uma boa escola. E o meu primeiro emprego de digitador no Corpo de Bombeiros, onde inclusive recebi a notícia da minha aprovação em Direito na Universidade Federal do Amazonas.

De alguma forma a minha história se identificava com a histórias daqueles formandos de uma escola que era símbolo de violência e desorganização e que hoje é de excelência e bilíngue (português-francês). Uma boa escola muda toda uma realidade da comunidade no entorno e dá esperanças a jovens e adolescentes. Doei o buffet de formatura e fui à festa e me vi na alegria de formandos, professores, pais e direção da escola e dos Bombeiros.

Foi a educação que salvou a minha vida e que me guiou junto com meus irmãos por bons caminhos. É aos sacrifícios da minha mãe e aos livros que devo tudo que sou e foi uma alegria participar desse momento de transição na vida desses jovens. Sigo, como professor que sou e aluno que já fui, trabalhando para ter a chance de mudar a vida das pessoas e de poder devolver o tanto que recebi da Educação e do povo do Amazonas.