Manaus, 16 de julho de 2024
×
Manaus, 16 de julho de 2024

Entretenimento

Ação do governo monitora restrições de menores em Parintins

O evento que antecede o 57º Festival de Parintins é organizado pelo Governo do Amazonas.

Ação do governo monitora restrições de menores em Parintins

Ação monitora o acesso de menores em Parintins (Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc)

Parintins (AM) – Para promover uma Festa dos Visitantes segura para crianças e adolescentes, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atuou no controle do acesso de menores de 12 anos ao Bumbódromo. A restrição para menores dessa faixa etária foi uma decisão conjunta entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), o Ministério Público (MP-AM), Defensoria Pública (DPE-AM) e o executivo estadual.

Além de controlar e impedir que a determinação da Justiça fosse descumprida, a Sejusc atuou, ainda, no controle do acesso de adolescentes maiores de 12 anos, que puderam participar do evento desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.

Nos casos de adolescentes desacompanhados, foi exigida a autorização com firma reconhecida em cartório ou o documento emitido pela DPE-AM e MP-AM.

A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, acompanhou os trabalhos e falou sobre as poucas ocorrências registradas. Entre 17h e 22h, quando o fluxo de público foi maior nos portões de entrada, foram realizadas abordagens e orientações, sempre que necessário.

Segundo ela, o resultado positivo é fruto de uma série de ações de prevenção realizadas em conjunto a diversos órgãos, incluindo a segurança privada terceirizada que atua no Bumbódromo. “Este ano, a população recebeu a informação mais cedo sobre o acesso da idade. Desde a semana passada, reforçamos essa comunicação para que o público soubesse exatamente o que é permitido e o que não seria”, afirmou.

A rede de proteção também agiu de forma coordenada e estratégica, envolvendo o MP-AM, os conselheiros tutelares de Parintins, além da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) para o controle do acesso aos portões do Sambódromo.

Para reforçar a orientação sobre a permissão, na tarde desta quinta-feira (27), técnicos da Sejusc capacitaram os agentes de portaria e profissionais que atuam nas entradas. “Essa capacitação não foi somente para a Festa dos Visitantes, mas para os 4 dias de festa, o que inclui as noites do festival”, lembrou Jussara Pedrosa.

Sobre a festa

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa dos Visitantes será no Bumbódromo de Parintins, no dia 27 de junho, das 17h até 1h. A edição de 2024 terá como atrações nacionais Belo e Thiaguinho, e assim como no ano passado, é patrocinada pela empresa Eneva. O evento que antecede o 57º Festival de Parintins é organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: