Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Mundo

Acidente de ônibus deixa 19 mortos em Bangladesh

O acidente aconteceu na cidade de Shibchar, a 80 km de Daca, capital de Bangladesh

Acidente de ônibus deixa 19 mortos em Bangladesh

BANGLADESH – Um acidente com um ônibus em Bangladesh, sul da Ásia, neste domingo (19), deixou, segundo as primeiras informações, 19 mortos, de acordo com as autoridades locais. Ainda se contabilizam os feridos e o número de vítimas fatais pode aumentar, afirmam policiais da região.

O acidente aconteceu na cidade de Shibchar, a 80 km de Daca, capital de Bangladesh. Segundo o policial Anowar Hossain, o número de mortos pode aumentar, pois há vítimas em estado crítico.

O veículo transportava mais de 40 passageiros quando rompeu uma grade recém construída na beira da estrada e despencou de uma altura de nove metros, em uma vala.  O ônibus transportava mais de 40 passageiros. Entre os 19 mortos, está o motorista do veículo.

Informações preliminares dão conta de que o motorista, uma das vítimas fatais do acidente, perdeu o controle ao ter um dos pneus estourado.

Acidentes de trânsito são comuns na região, tendo como causa, na maioria das vezes, a direção imprudente, veículos velhos sem manutenção e regras de segurança precárias.

Mudanças na legislação

Em 2018, uma série de protestos de universitários de Bangladesh forçou o governo a aumentar de três para cinco anos a pena para motoristas que causam acidentes por imprudência no trânsito.

A decisão veio após nove dias de protestos de estudantes pela morte de dois adolescentes atingidos por um ônibus que trafegava em excesso de velocidade na capital do país.

No Brasil, A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, em maio de 2022, um projeto de lei que aumenta a pena para o homicídio culposo no trânsito contra pedestre ou ciclista.

O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê pena de detenção de 2 a 4 anos e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir no caso de prática de homicídio culposo no trânsito. Pela proposta aprovada, se o crime for praticado contra pedestre ou ciclista, a pena será aumentada de 1/3 à metade.

(*) Com informações das agências internacionais

LEIA MAIS: