Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cenário

Acusado de apresentar certificado falso, prefeito é mantido no cargo no interior do AM

Na denúncia, Zé Carlos alegou que o prefeito não atendeu a exigência de escolaridade, pois teria apresentado certificado falso

Acusado de apresentar certificado falso, prefeito é mantido no cargo no interior do AM

Foto: divulgação

AMAZONAS/AM- Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) manteve Nazareno Martins (Republicanos) mais conhecido como “Gibe Martins” no cargo de prefeito de São Paulo de Olivença (a 975 quilômetros de Manaus). A decisão dos desembargadores ocorreu em sessão virtual do TRE, na última quinta-feira (7).

O recurso contra a diplomação do prefeito foi movido por José Carlos de Souza, o Zé Carlos (PSC), ao alegar que Gibe Martins não atendeu a exigência de escolaridade. Segundo ele, o prefeito supostamente apresentou certificado falso de conclusão de ensino médio.

Em seu voto, o relator Marco Antônio Pinto da Costa rejeitou o recurso e sustentou que a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) comprovava a escolaridade do prefeito.

“Uma vez que, nos termos da Súmula nº 55 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a CNH gera a presunção de escolaridade necessária ao deferimento do registro de candidatura”, justifica no documento.

O entendimento do magistrado foi acompanhado pelo restante do colegiado.

Cassação

Em novembro do ano passado, a Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura de Gibe Martins pela falta de prova de alfabetização no seu Requerimento de Registro de Candidatura (RRC). A acusação foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base em documentos da Secretaria de Educação do Amazonas, que apontada certificado falso de conclusão de ensino médio.

Leia mais: Prefeito eleito de São Paulo de Olivença tem registro de candidatura cassado

No mês seguinte, o desembargador eleitoral Fabrício Frota Marques atendeu recurso da defesa de Gibe e determinou que ele e Ana Fermin (Republicanos) fossem diplomados e empossados aos cargos de prefeito e vice de São Paulo de Olivença, respectivamente.