Manaus, 15 de julho de 2026
×
Manaus, 15 de julho de 2026

Cenário

Adjuto Afonso promete acelerar pautas e fortalecer diálogo com o Executivo

Eleito após nova votação determinada pelo STF, deputado defende uma Assembleia mais ágil e sinaliza uma gestão de alinhamento institucional com o governo estadual.

adjuto-afonso-promete-acelerar

(Foto: Reprodução/ Portal AM1 e Divulgação)

Manaus (AM) – O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) afirmou que pretende imprimir mais agilidade à tramitação de projetos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e manter uma relação de diálogo com os demais Poderes após ser eleito presidente da Casa nesta quarta-feira (15).

Em entrevista ao Portal AM1 concedida logo após a votação, o parlamentar disse que a principal expectativa é realizar uma gestão voltada para atender aos interesses da população por meio da aprovação de leis e resoluções.

Adjuto foi eleito com 19 votos favoráveis e cinco contrários, em uma eleição realizada após decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a regra que previa a posse automática do primeiro vice-presidente em caso de vacância da presidência da Assembleia, determinando a realização de uma nova eleição.

O parlamentar já ocupava a presidência da Aleam de forma interina desde abril, quando Roberto Cidade (União Brasil) deixou o cargo para assumir o Governo do Amazonas. Agora eleito, Adjuto permanecerá na presidência até 31 de janeiro de 2027 e será empossado ainda nesta quarta-feira.

Durante a entrevista, o novo presidente afirmou que sua gestão terá como foco garantir que os projetos apresentados pelos deputados e pelos demais Poderes sejam apreciados com rapidez.

“A expectativa que eu tenho é muito positiva. Que a gente possa fazer um mandato que corresponda aos anseios da população. Trabalhar todos os dias pensando em aprovar projetos, leis e resoluções que melhorem a vida das pessoas”, declarou.

Segundo Adjuto, uma das prioridades será evitar que matérias permaneçam paradas nas comissões ou na pauta de votação.

“Quando um parlamentar apresenta um projeto, ele representa um segmento da população e espera que aquilo seja aprovado para entrar logo em vigor. Eu pretendo que a gente esgote sempre as pautas e não deixe projetos parados”, afirmou.

O deputado também defendeu uma relação de cooperação entre a Assembleia e o Poder Executivo, destacando que propostas consideradas urgentes devem ser votadas rapidamente quando houver necessidade.

Como exemplo, citou a aprovação do reajuste salarial dos professores da rede estadual antes do recesso parlamentar.

“O governador disse que precisava pagar os professores ainda naquele mês. Convocamos uma sessão extraordinária, votamos o projeto e os professores receberam o reajuste sem atraso. Esse é o compromisso que precisamos ter com a população”, explicou.

Adjuto ressaltou que a agilidade na votação de projetos pode gerar impactos diretos na vida dos amazonenses e afirmou que pretende manter esse modelo durante toda a gestão.

“Quero sempre manter esse diálogo com o Executivo para que as pautas apresentadas aqui tenham rapidez. Seja um projeto do Executivo ou de um deputado, o importante é que beneficie a população e que a Assembleia cumpra o seu papel”, concluiu.

A eleição encerra o processo de definição do comando da Assembleia após a intervenção do Supremo Tribunal Federal e consolida Adjuto Afonso na presidência da Casa até o fim da atual legislatura. O novo presidente assume o compromisso de conduzir os trabalhos legislativos em um período marcado pela tramitação de projetos estratégicos para o Estado e pela proximidade das eleições de 2026.

LEIA MAIS: