Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

ADS abre edital para doação de máquinas de fabricar vassoura

O maquinário está disponível para extrativistas ou fabricantes de vassouras de todo o estado

ADS abre edital para doação de máquinas de fabricar vassoura

ADS abre credenciamento para doação de máquinas de vassoura. (Foto: divulgação / ADS)

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) abriu edital para credenciamento de produtores e organizações rurais interessados em adquirir, por meio de doação onerosa, máquinas para fabricação de vassouras.

O maquinário está disponível para extrativistas ou fabricantes de vassouras de todo o estado, credenciados como produtores rurais, até 18 de maio de 2023.

O edital visa promover o desenvolvimento econômico por meio da ampliação e incentivo aos pequenos produtores, com a geração de mais emprego e renda no setor, aumentando a produção da vassoura para a comercialização. Além disso, visa ampliar a oportunidade de negócios sustentáveis, consolidando e fortalecendo a cadeia produtiva das fibras naturais e vegetais no estado.

Produtores individuais ou vinculados à associações e cooperativas podem aderir ao edital, desde que possuam a carteira de produtor rural reconhecida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

A forma de disponibilidade dos equipamentos aos produtores e organizações rurais extrativistas ocorre por meio de doação onerosa, custeada pela ADS em subsídio de 80% do valor adquirido, ficando os 20% do valor restante a título de contrapartida do interessado.

Os interessados podem conferir o edital na íntegra por meio do site da ADS, no endereço www.ads.am.gov.br.

As ações de fortalecimento do setor envolvem o pagamento da subvenção para extrativistas.

“O incentivo é resultado do pagamento da subvenção da fibra, cuja proposta valoriza a piaçava, ampliando a geração de emprego e renda para produtores do interior”, explicou Jardel Luzeiro, chefe de departamento de negócios florestais.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: