Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Advogadas denunciam ter sido impedidas de entrar no parqueamento do Detran

As duas mulheres aparecem num vídeo, gravado na manhã desta terça-feira (9), do lado de fora do parqueamento do Detran-AM enquanto tentavam cumprir uma decisão judicial de recuperação de veículo apreendido.

Advogadas denunciam ter sido impedidas de entrar no parqueamento do Detran

Advogada barradas na sede do parqueamento do Detran-AM (Foto: Reprodução/Vídeo/Redes Sociais)

Manaus (AM) – Duas advogadas denunciaram, por meio de vídeo encaminhado ao Portal AM1, na manhã desta terça-feira (9), ter sido impedidas de entrar num parqueamento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), situado na rua Lina Bo Bardi, bairro Planalto.

No vídeo, as advogadas aparecem denunciando um servidor do órgão de trânsito, identificado apenas como Railton, que não teria permitido a entrada delas no parqueamento.

As duas profissionais de direito alegaram que foram destratadas pelo funcionário e ficaram expostas ao sol, do lado de fora do lugar, após terem a entrada proibida.

Segundo as advogadas, a ida até o lugar ocorreu em virtude de uma decisão judicial que autorizou a liberação de um veículo apreendido pelo Detran. As profissionais declaram que o servidor fechou o portão no rosto delas, conforme vídeo enviado à reportagem.

No vídeo, as mulheres mostraram que, no local, há uma placa identificando o acesso restrito de proprietários e procuradores de veículos apreendidos pelo órgão.

No entanto, elas alegaram que, mesmo com a autorização da Justiça e o reconhecimento de ambas como procuradoras de seu cliente, foram impedidas de entrar no lugar. Apenas o proprietário do veículo foi autorizado a entrar.

Veja:

O que diz o Detran-AM?

Em nota encaminhada ao Portal AM1, hoje, o Detran-AM informou que, diante da necessidade de manter o controle no tráfego de pessoas nas dependências do prédio do parqueamento, há uma limitação no acesso ao local.

Ainda segundo o órgão de trânsito, no referido caso, o proprietário do veículo em questão já estava dentro do prédio para a liberação do veículo para os devidos procedimentos.

O Detran-AM informa que “as duas procuradoras foram recebidas, ainda na manhã dessa segunda-feira, na sede da instituição, para que pudessem explicar o fato. No mais, a instituição reforça que irá notificar a empresa responsável pelo parqueamento para que providências em torno do caso sejam tomadas”.

A reunião

Prerrogativas da OAB-AM na sede do Detran-AM, nesta terça-feira (9) (Foto: Divulgação)

Prerrogativas da OAB-AM na sede do Detran-AM, nesta terça-feira (9) (Foto: Divulgação)

Conforme apurou o Portal AM1, as advogadas só foram recebidas na sede principal do Detran-AM, na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

No local, representantes do órgão de trânsito explicaram aos membros das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) que o serviço no parqueamento é prestado por uma empresa terceirizada.

Ao Portal AM1, o presidente das Prerrogativas da OAB-AM, advogado Alan Johnny Fonseca, revelou que a Comissão e as advogadas envolvidas no episódio irão até a sede do Detran-AM, nesta quarta-feira (10), para uma visita institucional ao diretor-presidente do órgão, Rodrigo de Sá.

Na ocasião, segundo Alan Johnny, será instaurado um procedimento para apurar se houve abuso de autoridade ou infração do Detran-AM ou de algum funcionário. O procedimento pode resultar até num desagravo público contra o órgão de trânsito.

 

LEIA MAIS: