Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Afluta ameaça recorrer da decisão para desocupação de flutuantes no Tarumã

Associação diz que donos de flutuantes não terão tempo suficiente, dentro do prazo dado pela Prefeitura, para se regularizarem.

Afluta ameaça recorrer da decisão para desocupação de flutuantes no Tarumã

(Foto: Celso Maia/Portal AM1)

Manaus (AM) – A Associação de Flutuantes do Tarumã-Açú (Afluta), em Manaus, disse, em entrevista exclusiva ao Portal AM1 no último dia 6 de julho, que vai recorrer da decisão da prefeitura para retirada dos flutuantes no Tarumã, zona Oeste de Manaus.

Segundo Nildo Affonso, presidente da Afluta, o prazo de 30 dias estabelecido pela Justiça a pedido da Prefeitura de Manaus, para que empresários e donos de flutuantes na região regularizem as embarcações junto aos órgãos ambientais, é muito curto.

Nildo alega que os proprietários de flutuantes precisam recorrer a vários órgãos ambientais e de controle para a emissão da documentação legal para que os flutuantes operem atividades turísticas, e comerciais e de lazer, e que não é possível levantar toda a documentação no curto período.

A Prefeitura de Manaus estima que 900 flutuantes estejam irregulares na região. Desse total, o presidente destaca que apenas 100 flutuantes na região são representados pela Afluta e todos possuem situação regular.

A situação regular a qual Affonso se refere é a declaração de “nada opor”, que, segundo ele, é a documentação inicial de um flutuante. Além disso, ele garante que todos os flutuantes associados à Afluta têm estação de tratamento de afluentes.

Poluição

O presidente da associação defende, também, que o poder de poluição dos flutuantes é muito menor quando comparado aos dejetos de condomínios no Tarumã.

Nildo denuncia que o grande potencial poluente do rio Tarumã não vem dos flutuantes, e sim da falta de saneamento básico em Manaus, e dá exemplo da rota do lixo e de esgoto dos 13 igarapés que passam por, aproximadamente, 300 moradias e é despejada no rio Tarumã.

 

Assista à entrevista na íntegra:

Quase mil flutuantes podem ser desativados no Tarumã-Açu

QUASE MIL FLUTUANTES PODEM SER DESATIVADOS NO TARUMÃ-AÇUAssociação dos Flutuantes tenta intervir na decisão da prefeitura.

Publicado por Amazonas1 em Quinta-feira, 13 de julho de 2023