Manaus (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) entregou, na manhã desta sexta-feira (21), no município de Manacapuru, 105 projetos de crédito rural, equipamentos financiados, Cartões do Produtor Rural e cadastros da Agricultura Familiar (CAFs), investimentos na ordem de R$ 1.554,759,85.
A ação – coordenada pelo Idam – teve a participação da Agência de Defesa (Adaf), Fundo de Promoção Social (FPS), Agência de Fomento (Afeam) e fortalece o Setor Primário manacapuruense que, assim como outros da região metropolitana, fornecem parte da produção para a capital do estado.
Ao todo, 200 famílias de agricultores foram atendidas nesta ação, muitas delas sendo de comunidades distantes da sede do município, o que comprova que os investimentos feitos pelo governo estadual estão chegando aos produtores.
“As grandes distâncias têm sido superadas pelo trabalho diário dos nossos técnicos, das parcerias institucionais entre Idam e Afeam e nossas Unidades Locais. O Setor Primário do Amazonas está em um grande momento com os investimentos do Governo do Estado”, enfatiza o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.
Foram assinados 35 projetos de custeio, 35 projetos pró-mecanização e 35 projetos de pró-calcário, conforme demandas identificadas nos últimos dois anos pelos técnicos do Idam junto aos trabalhadores rurais.
Lucimara Maricaua Rocha é presidente da comunidade São Sebastião Macu Miri 2, com 63 produtores rurais. Ela afirma que para chegar a esses contratos foram 18 meses de trabalho e regularização documental.
“Trabalhamos muito e, hoje, estamos sendo agraciados pelo Governo do Amazonas. Muito obrigado ao Idam por nos orientar em todos esses processos”, agradeceu a presidente.
Áreas mecanizadas apresentam aumento de produtividade de até 300%, por isso os agricultores estão entusiasmados com as possibilidades de melhorar os ganhos financeiros.
Mandiocultura
Após a cerimônia na sede da comunidade, todos os convidados visitaram uma das áreas da mandiocultura, principal cultura da região.
Além dos projetos de pró-mecanização e pró-calcário, foi identificada a possibilidade de construção de novos projetos, dessa vez para implantação de casas de farinha, o que aumentaria a atuação das comunidades, fornecendo no futuro, da mandioca ao produto final, a farinha.
(*) Com informações da assessoria
- LEIA MAIS:
- Governo firma parceria com MP para combater crime organizado no Amazonas
- No AM, governo altera expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
- Governo quer facilitar participação de autônomos no Minha Casa, Minha Vida
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.