Manaus, 30 de abril de 2025
×
Manaus, 30 de abril de 2025

Cenário

Alberto Neto critica saneamento básico de Manaus: ‘um esgoto a céu aberto”

A coleta de lixo na cidade foi outro ponto abordado por ele, que comparou Manaus a outros estados e até a países.

Alberto Neto critica saneamento básico de Manaus: ‘um esgoto a céu aberto”

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – Sem apresentar nenhuma solução, o deputado federal e candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), criticou o sistema de tratamento de esgoto. O parlamentar ainda criticou a forma como é feita a coleta de lixo na cidade. “Um esgoto a céu aberto”

As declarações foram durante entrevista a um portal de notícias, neste sábado (17). Segundo o parlamentar, que quer ser prefeito de Manaus, “Manaus estaria contribuindo para o aumento de doenças infantis”. Contudo, ele não apresentou um plano para melhorias da cidade.

“Manaus só tem 26% de tratamento de esgoto, uma média muito baixa. Quando não temos saneamento básico, prejudicamos a saúde pública. Há até um dado do Banco Mundial que afirma que, para cada real investido em saneamento, economizam-se quatro reais em saúde. Manaus é um esgoto a céu aberto. Nossas crianças têm contato direto com o esgoto, adoecem e acabam nas filas dos hospitais”, declarou o deputado.

Além disso, Alberto Neto também abordou a questão da coleta de lixo na cidade, comparando Manaus a outros estados e até a países como Singapura, que já avançaram significativamente no uso de lixo para geração de energia renovável.

Segundo Alberto, Manaus tem potencial para melhorias, mas esbarra em contratos antigos e enraizados na administração municipal.

“Por que Manaus ainda não fez nada para melhorar a coleta de lixo, mesmo com tantos recursos? Isso se deve a contratos firmados com grandes empresas que são responsáveis pelo tratamento do lixo desde 1988, em acordos com a prefeitura. Para mudar essa realidade, é preciso coragem, pois será necessário romper esses contratos e desfazer estruturas que estão enraizadas há muitos anos”, afirmou o deputado.

Alberto Neto ainda declarou que, caso seja eleito, terá como uma de suas prioridades a revisão dos contratos e a busca por soluções mais modernas e sustentáveis para a gestão de resíduos e saneamento.

LEIA MAIS: