
(Foto: Divulgação/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Manaus (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) reafirmou a pré-candidatura ao Senado nas eleições de 2026, descartando qualquer possibilidade de disputar o governo do Amazonas. A declaração foi feita durante entrevista a um programa local, na sexta-feira (6).
“Não existe essa possibilidade. Nosso time já está em campo, já está jogando, e a gente não vai trocar os jogadores no meio da partida”, afirmou o parlamentar. Ele destacou que o cenário político atual é diferente, com uma conjuntura nacional mais intensa, e que seu foco está alinhado ao projeto liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Alberto Neto enfatizou a importância de fortalecer a base bolsonarista no Congresso Nacional, citando uma frase atribuída a Arquimedes: “Me dê uma alavanca e uma base que eu movo o mundo.” Segundo ele, Bolsonaro adaptou a citação ao contexto político, dizendo: “Me dê a maioria do Senado Federal e da Câmara dos Deputados que eu mudarei o Brasil”.
Em fevereiro deste ano, Bolsonaro já havia indicado que Alberto Neto seria o candidato ao Senado pelo PL no Amazonas em 2026. “Você vai para o Amazonas, por exemplo, deve ser o Capitão Alberto, que foi candidato a prefeito e foi para o segundo turno”, declarou o ex-presidente.
Capitão Alberto Neto tem se consolidado como uma das principais lideranças da direita no Amazonas. Em 2024, disputou a prefeitura de Manaus, alcançando o segundo turno contra o atual prefeito David Almeida (Avante). No primeiro turno, obteve 24,94% dos votos, e no segundo turno, recebeu 45,41%, totalizando 479.297 votos. Apesar da derrota, a campanha reforçou sua visibilidade e apoio entre os eleitores conservadores do estado.
LEIA MAIS:
Alberto Neto diz que PL articula projeto para a direita com Wilson Lima
Alberto Neto prometeu BRT em Manaus e usa emenda para aluguel no Sudeste
Alberto Neto usa BR-319 como palco de críticas, mas não apresenta propostas concretas
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.