
Alberto Neto e Wilson Lima reforçam vínculo com Bolsonaro em manifestação na Paulista (Foto: Reprodução/Redes Sociais capitãoalbertoneto & wilsonlimaam)
Manaus (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) participaram da manifestação realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (6), ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em defesa da anistia aos participantes dos atos de 8 de Janeiro.
Ambos são cotados como possíveis candidatos ao Senado nas Eleições Gerais de 2026. Em entrevista ao podcast Arena Política, em fevereiro deste ano, Capitão Alberto Neto afirmou já contar com o apoio de Bolsonaro para disputar o cargo.
“Eu cheguei com ele […] A primeira pergunta que ele me fez foi: ‘Temos chance de disputar o Senado em 2026 lá no Amazonas?’. E eu respondi: ‘Temos chance’. Então ele disse: ‘Tá batido o martelo, você é meu candidato ao Senado em 2026’”, relatou o deputado.
Alberto Neto mantém forte apoio entre eleitores da direita amazonense, impulsionado por sua atuação alinhada ao ex-presidente. Nas Eleições Municipais de 2024, ele chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Durante a campanha municipal, a imagem de Jair Bolsonaro foi amplamente utilizada, com visitas à capital amazonense, carreatas e apoio direto do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente.
A tendência é que Alberto Neto continue associando sua imagem à de Bolsonaro, já que ambos integram o mesmo partido e compartilham a mesma base ideológica.
No entanto, a movimentação de Wilson Lima para também se aproximar de Bolsonaro pode acirrar a disputa pela candidatura ao Senado em 2026.
Impedido de disputar um terceiro mandato consecutivo como governador, Wilson Lima é cotado para concorrer ao Senado no próximo pleito.
A expectativa é que ele deixe o cargo para disputar uma vaga no Legislativo Federal.
Em ano pré-eleitoral, as articulações políticas ganham força, e a participação em manifestações públicas pode indicar caminhos e alianças.
Ao aceitar o convite de Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Wilson Lima reforçou sua aproximação com o ex-presidente.
Durante o ato na Avenida Paulista, o governador publicou uma mensagem nas redes sociais pedindo anistia aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro. Na legenda, afirmou: “Juntos pela anistia e para o que der e vier”.
Cenário
A disputa ao Senado contará com duas cadeiras em jogo: a de Eduardo Braga (MDB) e a de Plínio Valério (PSDB), ambos eleitos em 2018 e com mandato até 2026, ano das próximas Eleições Gerais.
A expectativa é que Braga e Plínio tentem a reeleição, enquanto Wilson Lima e Alberto Neto também devem entrar na corrida pelas duas vagas em jogo.
LEIA MAIS:
- ‘Juntos pela anistia e para o que der e vier’, diz Wilson ao posar com Bolsonaro em SP
- Wilson Lima se reúne com Bolsonaro e apoiadores para ato na Paulista
- Somente Débora e Alberto Neto vão ao Rio apoiar Bolsonaro
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.