Manaus, 20 de março de 2025
×
Manaus, 20 de março de 2025

Cenário

Aleam aprova criação de mais três secretarias para a gestão Wilson Lima

Apesar da aprovação por unanimidade, um dos deputados sugeriu ao governo que remanejasse servidores dos mais de cem cargos criados recentemente a fim de trabalharem nas novas pastas.

Aleam aprova criação de mais três secretarias para a gestão Wilson Lima

(Foto: Danilo Mello/Aleam)

Manaus (AM) – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou a criação de mais três secretarias para a gestão do governador Wilson Lima (UB). As novas pastas são: Secretaria do Bem-Estar Animal, Secretaria da Pesca e Aquicultura, e Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Os projetos de lei n.º 54/2025, n.º 19/2025 e n.º 56/2025 foram aprovados por unanimidade nesta quinta-feira (13), com o voto favorável de 17 dos 24 deputados presentes no Plenário Ruy Araújo.

Apesar da aprovação, o deputado Wilker Barreto (Mobiliza) fez um apelo ao governo do estado para que, além de criar as secretarias e nomear seus gestores, assegure o suporte financeiro adequado para que essas pastas não se tornem apenas um custo adicional sem efetividade.

“Com a recriação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, o governo corrige um erro do passado, pois essa pasta foi extinta no primeiro mandato de Wilson Lima. Quando se reintegra uma secretaria ao organograma do Estado, reconhece-se a importância do tema. Não adianta criar uma pasta sem garantir os recursos necessários para que ela cumpra seu papel. O mesmo vale para as secretarias do Bem-Estar Animal e da Pesca e Aquicultura. Políticas públicas só se concretizam com orçamento adequado”, ressaltou Barreto.

Opositor declarado do governador, o deputado ainda apelou ao Estado para que realoque os servidores de outras pastas para essas três secretarias.

“Queria fazer um indicativo para a estrutura de cargos, já que nós criamos setenta e poucos cargos na Segov. Será que não dá para remanejar um pouco, para dar uma robustez a essas pastas? Dá para mexer um pouco naqueles cargos dos apadrinhamentos políticos para mexer as pastas que estão nascendo?”, disse.

Wilker também sugeriu ao governador realização de um concurso público para a pasta de planejamento, presidida por Serafim Corrêa (PSB), que, segundo ele, está sem equipe suficiente. “Precisa de mão de obra para controlar os gastos das contas do governo”, finalizou.

A criação das novas pastas foi anunciada em janeiro, uma delas foi sugerida pela deputada Joana Darc (UB), aliada do governador, que já deixou claro que não vê potencial em ninguém para gerir a pasta a não ser ela mesma ou o marido, vereador recém-empossado Aldenor Lima (UB).

Em relação ao restante das pastas, ainda não há indicações ou especulações de quem possa administrá-las.

Confira a votação na íntegra:

 

LEIA MAIS: