Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cidades

Alerta de perigo de chuvas intensas no Amazonas é emitido pelo Inmet

Aviso é válido até 10h de terça-feira (18). Veja cidades listadas:

Alerta de perigo de chuvas intensas no Amazonas é emitido pelo Inmet

Foto: Inmet/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas intensas no Sul e Centro do Amazonas. O aviso vale até amanhã, terça-feira (18).

O alerta prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

As possíveis cidades afetadas são: Apuí, Beruri, Borba, Canutama, Coari, Humaitá, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Pauini, e Tapauá. 

Leia mais: Vídeo: Manaus começa semana em caos após forte chuva desta segunda-feira

Em caso de problemas, entre em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Já em alerta amarelo de perigo em potencial, chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia com ventos intensos de 40 a 600 quilômetros por hora. Baixo risco de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Entre as possíveis cidades atingidas, estão: 

Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apui, Atalaia do Norte, Autazes, Aveiro, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista dos Ramos, Borba, Caapiranga, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruti, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

Chuva em Manaus

As chuvas de Manaus já deixaram diversos pontos alagados na capital. Até o momento, a Defesa Civil confirmou 16 ocorrências, sendo a maioria de alagamentos e desabamentos.