Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Política

Aloizio Mercadante afirma que ministro da Defesa será um civil

Coordenador técnico da transição disse que Lula manterá o costume de ter um civil à frente da pasta

Aloizio Mercadante afirma que ministro da Defesa será um civil

Aloizio Mercadante, coordenador técnico da equipe de transição do governo Lula (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

BRASÍLIA – Aloizio Mercadante, coordenador técnico da transição de governo, afirmou, nesta sexta-feira (18), que o novo ministro da Defesa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser um civil e não um militar.

“O presidente [Lula] já disse isso publicamente, que o ministro da Defesa será um civil, foi [assim] no governo dele e será. Agora, o grupo de transição é um grupo que tem uma tarefa específica”, disse em entrevista a jornalistas na chegada ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição em Brasília.

A decisão final será anunciada por Lula assim que retornar ao Brasil, no domingo (20). O petista está cumprindo agenda em Portugal atualmente.

Leia mais: Bolsa desaba 2% e dólar supera R$ 5,50 após fala de Lula e PEC da Transição

Em transição

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), entregou ao Senado, na última quarta-feira (16), a sugestão de texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que fura o teto de gastos previstos para 2023.

Pela proposta, os valores a serem pagos pelo Auxílio Brasil, que deve voltar a se chamar Bolsa Família, ficarão fora do teto, sem referência a limite de prazo. A estimativa da equipe de transição é de um valor de R$ 175 bilhões.