MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

AM recebe 63 mil doses nesta sexta, mas vacinação segue suspensa na capital

O novo repasse faz parte da nova distribuição do Ministério da Saúde que deve destinar mais 4 milhões de doses da AstraZeneca ao país
Beatriz Araújo – Portal Amazonas1
• Publicado em 15 de julho de 2021 – 12:31
David Almeida
Semcom e Seminf, comandadas por Emerson Quaresma e Marcos Rotta, têm apresentado os maiores problemas. Foto: Osmar Neto/Seminf

MANAUS (AM) – Com a aplicação da primeira dose suspensa há quase uma semana na capital, o Amazonas receberá uma nova remessa com 63.250 doses do imunizante da Astrazeneca (Fiocruz), do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (16). As vacinas devem chegar por volta de 00h55 em Manaus. A informação foi confirmada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) ao Portal Amazonas1.

As vacinas fazem parte da nova distribuição do Ministério que deve destinar mais 4 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas no Brasil pela Fiocruz, nas próximas 48 horas para todo o país.

No entanto, mesmo com a chegada de mais doses, Manaus só deve retomar a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 na próxima semana. Isso porque, após o recebimento pelo governo federal, será feita a contagem, distribuição por municípios, distribuição para as secretarias municipais e distribuição aos postos de imunização, além do armazenamento adequado das doses. Segundo a FVS-RCP, ainda não é possível dizer quantas doses devem ser destinadas a Manaus.

Leia mais: Manaus segue com aplicação de primeira dose suspensa por falta de vacina

A extensão da paralisação evidencia, mais uma vez, o despreparo da Prefeitura de Manaus, comandada por David Almeida (Avante), que informou na última quarta-feira (14), ao Portal Amazonas1, que a capital retornaria à vacinação das pessoas acima dos 20 anos na sexta. Domingo passado, a previsão era que a vacinação retornaria na quinta-feira (08). Além de estender a vacinação para pessoas abaixo de 18 anos nas próximas semanas.

“A nossa expectativa é que a vacinação retornasse na quinta-feira, mas dependemos do repasse do Ministério da Saúde. Porém, o Brasil recebeu uma quantidade expressiva de vacinas esta semana, por isso, acredito que teremos um quantitativo alto de doses para Manaus. Com a chegada desse repasse, Manaus poderá avançar ainda mais na vacinação, vamos vacinar, inclusive, as pessoas abaixo dos 18 anos”, declarou.

A aplicação da primeira dose na capital foi suspensa desde sábado (10), após esgotamento do estoque para o início do ciclo de imunização. A previsão inicial da prefeitura era que a suspensão terminasse nessa quarta-feira, porém, isso não aconteceu.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap