MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Manaus segue com aplicação de primeira dose suspensa por falta de vacina

A expectativa da Prefeitura era que a suspensão durasse apenas três dias, mas agora a previsão é que Manaus fique sem vacina até sexta-feira
Beatriz Araújo – Portal Amazonas1
• Publicado em 14 de julho de 2021 – 16:00
Foto: Marcio Silva

MANAUS (AM) – A aplicação da primeira dose da vacinação contra a covid-19 segue suspensa por falta de imunizantes na capital amazonense. A interrupção no cronograma vacinal demonstra, mais uma vez, o despreparo e a falta de planejamento da gestão do prefeito David Almeida (Avante) quanto à distribuição dos imunizantes.

No sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) informou, por meio de nota, que a aplicação da primeira dose ficaria suspensa nos três primeiros dias desta semana, sinalizando a possibilidade de retorno na próxima quinta-feira (15).

No entanto, a pasta voltou na informação nesta quarta-feira (14) e disse que a aplicação seguirá suspensa até que a capital receba uma nova remessa dos imunizantes. Questionado pela equipe de reportagem do Portal Amazonas1, em lançamento de programa de obras, David Almeida informou que Manaus retomará a vacinação para pessoas a partir de 20 anos na sexta-feira (16) e que pretende avançar ainda mais na faixa etária vacinável.

“A nossa expectativa é que a vacinação retornasse na quinta-feira, mas dependemos do repasse do Ministério da Saúde. Porém, o Brasil recebeu uma quantidade expressiva de vacinas esta semana, por isso, acredito que teremos um quantitativo alto de doses para Manaus. Com a chegada desse repasse, Manaus poderá avançar ainda mais na vacinação, vamos vacinar, inclusive, as pessoas abaixo dos 18 anos”, declarou.

Leia mais: Ministério da Saúde não garante novas doses de vacina para Manaus nesta semana

Um novo lote de vacinas da Pfizer, com 924.300 mil doses, deve chegar ao Brasil ainda nesta quarta-feira, no entanto, o Ministério da Saúde informou que ainda não é possível prever quantos imunizantes serão destinados à capital amazonense.

De acordo com o infectologista Nelson Barbosa, houve falhas no planejamento da prefeitura, uma vez que o Brasil passa por dificuldade de adquirir imunizantes para avançar na vacinação.

“O ideal é que não houvesse esse contratempo, pois, a vacinação é fundamental na pandemia que estamos vivendo, se a população não for vacinada mais pessoas ficam desprotegidas. Logo, fica claro que houve falha da prefeitura no planejamento da vacina, pois, se o órgão é ciente que não tem doses suficientes, o prefeito não deveria estender a vacinação para um público tão grande. O próprio governo federal já sinalizou que está com dificuldade de comprar vacinas para todos os estados, com isso, é fundamental que o prefeito tenha uma comunicação com o governo, para que erros como este não ocorram”, explicou.

Publicidade pessoal

Desde o início do cronograma de vacinação, o prefeito David Almeida realizou diversas celebrações. No último dia 19 de junho, por exemplo, David comemorou, com festa, balões e fogos de artifício, a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas em Manaus.

No entanto, com diversos conflitos de gestão e investigações que podem prejudicar sua imagem, David Almeida apostou na vacinação para camuflar os escândalos ocorridos em janeiro, no início da vacinação, conforme explicou o cientista político Helso Ribeiro.

“A gestão do prefeito começou sendo alvo de escândalos e, em menos de um mês, a população pedia o impeachment de David Almeida devido ao suposto caso de fura-filas da vacina – uma situação nunca vista antes. Então, acredito que o governo do David tenta utilizar os ‘louros’ da imunização para beneficiar sua gestão, assim como sua imagem”, ressaltou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap