
Amazonas cresce 71% na abertura de empresas e mantém 2ª posição no ranking nacional (Foto: Divulgação/Jucea)
Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), mantém-se em destaque no ranking nacional do Mapa de Empresas, do governo federal, ocupando a segunda posição, pelo terceiro mês consecutivo. Desde de novembro de 2024, a autarquia ocupa a segunda posição no painel nacional de empresas, com a média de 8h de atendimento na constituição empresarial.
Outro fator em destaque, em janeiro, para o Estado, foi o aumento de 71% na abertura de empresas, comparado ao mesmo mês de 2024, que registrou 717 constituições e cresceu para 1.224 neste ano, de acordo com as informações do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia.
Segundo a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins Guimarães, o fluxo de atendimento interno ágil, atende com o tempo médio entre 13 a 25 minutos, dando uma resposta rápida ao usuário na análise de processos do registro mercantil.
“A transformação digital da Jucea com a implementação de um sistema ágil de registros, tem contribuído de forma decisiva para este crescimento, facilitando os serviços ao empreendedor e da Jucea, que mantém um bom ritmo de trabalho, para que os processos tenham celeridade em sua análise “, exaltou.
A ferramenta do Mapa de Empresas, desenvolvida pelo Governo federal por intermédio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), fornece dados detalhados sobre o tempo de abertura e a quantidade de empresas por estado e município, disponível no endereço eletrônico.
Dados empresariais
Em janeiro, os dados do SRM apontam os maiores números de constituições empresariais nos municípios de Manaus (830), Manacapuru (35), Presidente Figueiredo (30), Itacoatiara (28) e Humaitá (24).
Os registros também destacam os números nas atividades econômicas com o segmento de Serviços (52%), Comércio (37%) e Indústria (11%), sendo a maioria das novas empresas do tipo Sociedade Limitada (840).
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
- Senado analisa projeto que acelera processos de falência de empresas em 2025
- Vale-transporte para empresas sobe para R$ 6 em Manaus a partir de sábado
- Senai vai atender 10,8 mil empresas em 2025 para aumentar produtividade
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.