Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Amazonas é o melhor lugar para o ecoturismo, aponta Forbes

A lista da revista Forbes atribui nota de 94,9 ao Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas.

Amazonas é o melhor lugar para o ecoturismo, aponta Forbes

Amazonas (Foto: Arquivo/Amazonastur)

Manaus (AM) – Amazonas foi citado pela Revista Forbes como o melhor lugar do mundo para o ecoturismo. A informação consta no Índice de Ecoturismo da revista norte-americana, uma das mais conceituadas publicações de economia e negócios do mundo.

A publicação cita três reservas ambientais e um parque nacional. O governo estadual mantém 42 Unidades de Conservação Estaduais, sendo 16 Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

De acordo com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o destaque é resultado do trabalho de promoção, ordenamento e de formatação de produto em Novo Airão (a 115 quilômetros da capital) para consolidar o município como referência no ecoturismo.

A lista da Forbes Advisor confere uma nota de 94,9 ao Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas, muito à frente de países como México (86) e Austrália (84), respectivamente, o segundo e o terceiro colocados na seleção.

“O Amazonas, inclusive, dispõe de 42 Unidades de Conservação Estaduais, sendo 16 RDSs. O turismo é essa economia que alia o desenvolvimento econômico e social com a sustentabilidade, que é um dos pilares da gestão do governador Wilson Lima. Trabalhamos o ecoturismo com comunidades indígenas e ribeirinhas, que valorizam e têm o conhecimento da floresta”, declarou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

O Complexo de Conservação da Amazônia Central, presente na publicação de julho deste ano, é formado pelo Parque Nacional do Jaú, as reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, e o Parque Nacional Anavilhanas, todos no Amazonas.

Turismo na palma da mão

Para conhecer o Amazonas, os turistas podem conferir ótimas opções de passeios com agências turísticas cadastradas no site ou buscar o roteiro perfeito, pelo WhatsApp, no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.

Novo Airão, Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Boa Vista do Ramos, Careiro e Parintins já estão inseridos na plataforma que conecta os turistas às informações necessárias para sua estadia, pelo Whatsapp.

O Amazonas to go é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, que auxilia o turista a conhecer os atrativos turísticos, hospedagens, telefones úteis e muito mais.

(*) Com informações da assessoria