Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Amazonas proíbe eventos com mais de 3 mil pessoas após aumento de casos de covid

Além dos novos limites, também houve aumento no valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários

Amazonas proíbe eventos com mais de 3 mil pessoas após aumento de casos de covid

Foto: Diego Peres

MANAUS (AM) – Com o alerta sanitário sobre a variante africana Ômicron e o aumento nos casos de covid-19 no Amazonas, o Governo do Estado anunciou a suspensão de eventos com mais de 3 mil pessoas no Estado. As medidas foram definidas na noite dessa terça-feira (07), em reunião convocada pelo governador Wilson Lima.

As novas regras constarão em decreto válido para o período de 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022.

Além dos novos limites para festividades, também houve aumento no valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários. A multa subirá de R$ 50 mil para R$ 500 mil. O comitê também vai recomendar que não sejam realizados eventos públicos de comemoração de Natal e ano novo pelas prefeituras.

Os eventos com presença de público não poderão superar a lotação de três mil pessoas e deverão se limitar a 50% da capacidade física do espaço, em qualquer hipótese. Isso significa que se o estabelecimento suportar 3 mil pessoas, no máximo, 1,5 mil lugares poderão ser ocupados.

Na tentativa de conter os avanços de contágio, o governo estadual está intensificando as ações de vacinação e inicia busca ativa nas regiões do estado com menores percentuais de população imunizada. Só em Manaus, há cerca de 314 mil pessoas com a segunda dose em atraso. A campanha denominada Megavacinação começa nesta quarta-feira (8).

Até o momento, o Amazonas não tem registro de casos da nova variante Ômicron, já identificada em três estados brasileiros.

Casos

 Nas últimas semanas, de acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RPC), houve um aumento do número de casos confirmados na capital e interior, nos últimos 14 dias. Em Manaus, as notificações saíram de uma média de 15 para 32 casos, diariamente. No interior, subiram de 50 para 76.

Além disso, entre os meses de dezembro e janeiro, o estado entre no período de maior transmissão de síndromes gripais, como a Covid-19, por conta das chuvas.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter