Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Manaus segue com alto índice de contaminação por coronavírus

O dado não significa que o Amazonas tem o maior número de casos confirmados no geral, mas preocupa as autoridades de saúde

Manaus segue com alto índice de contaminação por coronavírus

Foto: Altemar Alcantara/Divulgação

O Estado do Amazonas assumiu a liderança do coeficiente de incidência do novo coronavírus, com uma taxa de 19,1 casos confirmados a cada 100 mil habitantes, calculado pelo Ministério da Saúde.

O coeficiente divulgado diariamente em coletiva no Palácio do Planalto considera dentro da média nacional segura, um total de até 7, 5 pacientes a cada 100 mil habitantes por estado.

Vale ressaltar que o dado não significa que o Amazonas tem o maior número de casos confirmados no geral.

Esse posto ainda é liderado com grande vantagem pelo estado de São Paulo com 6.708 casos, enquanto que o Amazonas chegou a mil.

Levando em conta que o Amazonas possui atualmente uma população estimada acima da casa dos 4,1 milhões de habitantes, significa que a cada 100 mil habitantes, pelo menos 19 estão infectados.

A liderança pertencia antes ao Distrito Federa (DF), que agora caiu para a segunda posição com uma taxa de 16,7/100.000, seguido de São Paulo (14,5), Ceará (14,1), Amapá (12,4) e Rio de Janeiro (11,2).

Todos estes estados estão acima da média nacional e em estado de emergência.

Mandetta segue preocupado com Manaus

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mais uma vez enfatizou a “preocupação com Manaus”, no sentido de que a cidade deve priorizar o distanciamento e isolamento social da população, no momento em que o crescimento dos casos está acelerado.

“Não acho que esteja na hora [de afrouxar o isolamento] de algumas cidades que são grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus. Cidades que a gente vem falando aqui diariamente: ‘a temperatura de vocês está muito elevada, segurem, segurem”, alertou Mandetta.

Mandetta também citou a troca de secretário de Saúde no Amazonas.

“Manaus nos preocupa muito, hoje teve troca de secretaria [de Saúde]. A gente não gosta de entrar em detalhes, mas a gente precisa que tenha pessoas que estejam habituadas com a rede para que a gente não tenha que começar tudo do zero”, finalizou.

 

(*) Com informações do Manaus Alerta