Manaus, 25 de abril de 2024
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Cidades

Amazonas Energia deve responder por dano moral coletivo por cortes em plena pandemia

Apesar da Amazonas Energia negar, são vários os relatos de corte de energia elétrica por inadimplência

Amazonas Energia deve responder por dano moral coletivo por cortes em plena pandemia

Foto reprodução Aleam

A concessionária Amazonas Energia será acionada na Justiça, com processo por dano moral coletivo, devido aos cortes de energia elétrica que estão sendo realizados durante a pandemia da covid-19. A informação foi repassada na manhã desta terça-feira (9), pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam), deputado João Luiz (Republicanos).

De acordo com o parlamentar, a concessionária está descumprindo leis aprovadas na Aleam, entre elas, a falta de aviso de corte ao consumidor, com até 48h de antecedência e a que proíbe a interrupção por inadimplência durante a pandemia da covid-19.

“É esse o constrangimento e a humilhação que a população vem passando nesse momento, por conta dos cortes realizados pela Amazonas Energia . A CDC/Aleam e a Defensoria Pública do Amazonas (DPE) vão entrar com uma ação civil pública pedindo dano moral coletivo pelos cortes de energia feitos de forma vexatória aos consumidores”, ressaltou o parlamentar.

Segundo João Luiz, a população vem passando por humilhações quando tem o fornecimento de energia interrompido, em um momento de muitas dificuldades, inclusive financeiras.

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Já o deputado Álvaro Campelo (PP) disse que, em média, sessenta denúncias são feitas à Delegacia do Consumidor e quem se sentir lesado pode acionar a delegacia, por meio de ligação.

“São centenas de reclamações diárias que atestam que estão havendo os cortes de forma arbitrária e ilegal, desrespeitando a Lei Estadual 5.145/20, que proíbe essa conduta enquanto durarem os efeitos da pandemia. Aqueles consumidores que, eventualmente, forem prejudicados devem ligar para a Delegacia do Consumidor ( 3214-2264) e registrar a denúncia”, disse Álvaro.

Durante o pronunciamento, os deputados apresentaram vídeos das denúncias feitas por consumidores sobre os cortes de energia.

Em nota, a concessionária disse que a empresa está atuando no combate a fraudes e desvios, por meio de  vistorias de autorreligação, inspeções e regularizações de ligações clandestinas, que, quando identificadas, são imediatamente suspensas.

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A Amazonas Energia também informou no comunicado que não está realizando cortes por inadimplência e que tem disponibilizado seus canais de atendimento para esclarecimento de quaisquer dúvidas por parte dos consumidores.

Confira a nota na íntegra:

A Amazonas Energia, em atenção às falas proferidas pelo Deputado Estadual Álvaro Campelo, vem a público reiterar que diante do Plano interno de Contingência para enfrentamento da Pandemia da Covid-19 (Coronavírus) e em observância da Lei Estadual nº 5.143/2020 não está realizando cortes no fornecimento de energia por inadimplência em unidades residenciais, à despeito das informações veiculadas recentemente nos meios de comunicação do Estado. 

A empresa tem atuado combatendo fraudes e desvios por meio de Vistorias de autorreligação, inspeções e regularizações de ligações clandestinas, executas à revelia da concessionária e das leis que permeiam a distribuição de energia elétrica, e para estes casos quando necessário, é realizada a suspensão de fornecimento, que podem ser justificados e comprovados por suas respectivas Ordens de Serviço.

Portanto, não se tratam de cortes por inadimplência e sim pela prática de delitos contra a coletividade, que colocam em risco a segurança de toda a rede de distribuição de energia elétrica, bem como de toda a população, tendo previsão equiparada ao furto na lei penal brasileira.  

A Amazonas Energia conta com a cooperação de toda a população amazonense, no sentido de compreender que as supostas denúncias veiculadas não refletem um descumprimento de lei, mas sim uma atuação dentro do que a referida lei permite. Esta empresa tem a certeza de que o intuito do Legislativo amazonense não foi e nem nunca será de proteger condutas criminosas, mas sim os consumidores corretos, que estão sofrendo dificuldades em meio a esta devastadora  pandemia.

Esta empresa não está alheia às dificuldades econômicas enfrentadas por todos. Pelo contrário, luta diariamente para manter todos os seus serviços, de forma a evitar um colapso em todo o Estado. A ajuda de todos, consumidores e poderes públicos, é essencial para que o serviço continue, com confiabilidade, segurança e qualidade, motivo pelo qual nossos canais de denúncia continuam abertos, pelo telefone 0800 701 3001 e pelo site www.amazonasenergia.com

Por fim, a Amazonas Energia se coloca à disposição, como sempre esteve, para analisar quaisquer relatos concretos recebidos por figuras públicas e retornar a verdade aos dirigentes que estão à frente do Estado, reforçando seu compromisso de transparência e responsabilidade.