Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cidades

Primeira morte causada pelo coronavírus no AM é de Parintins

A vítima é do município de Parintins e estava internada no Hospital Delphina Aziz. O empresário de 49 anos era portador de hipertensão arterial sistêmica.

Primeira morte causada pelo coronavírus no AM é de Parintins

Confirmado por meio de nota oficial da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Parintins é o primeiro município do Amazonas a registrar um caso de morte pelo novo coronavírus e também o primeiro caso fora do sudeste do País.

O empresário Geraldo Sávio, de 49 anos, faleceu no início da noite desta terça-feira, 24, no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.

Natural do município de Parintins, ele foi internado no HPS no último sábado, por conta do agravamento dos sintomas da covid-19.

No último domingo, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória, e foi socorrido e estabilizado, sendo acompanhado pela equipe médica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Delphina.

Nesta terça-feira, o quadro do paciente voltou a agravar e, no início da noite, ele faleceu. 

Nas redes sociais, familiares e amigos lamentam a morte do empresário.

Segundo comunicado feito pelos amigos, o empresário será cremado em Manaus.

Com o falecimento da vítima contaminada pelo novo coronavírus, o Amazonas tornar-se o primeiro estado fora do eixo RJ/SP a registrar mortes no Brasil. Até nova atualização do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o estado é o terceiro a registrar mortes por covid-19 do país. 

 

Nota da Susam

 

Um homem de 49 anos de idade, diagnosticado com o novo Coronavírus, faleceu no início da noite desta terça-feira (24/03) no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.

Proveniente do município de Parintins, ele veio para Manaus em UTI aérea e foi internado no HPS Delphina Aziz no último sábado (21/03), com quadro de insuficiência respiratória com grave comprometimento pulmonar.

O paciente era portador de hipertensão arterial sistêmica.

No último domingo, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi prontamente socorrido e estabilizado, sendo acompanhado pela equipe médica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Delphina.

Nesta terça-feira, o paciente apresentou parada cardio-pulmonar, instabilidade hemodinâmica e nova parada cardiorrespiratória.

A equipe procedeu manobras de ressuscitação, contudo o paciente não resistiu veio óbito no início da noite.