Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Amazonas tem primeiro caso confirmado de coronavírus, diz Susam

A paciente tem 39 anos e voltou recentemente de viagem à Europa. Os contatos que ela manteve estão sendo detectados e monitorados

Amazonas tem primeiro caso confirmado de coronavírus, diz Susam

(Márcio Silva/Amazonas1)

O Amazonas entrou oficialmente para a lista dos estados com casos confirmados de coronavírus. A informação foi repassada pelo Secretário de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 13, na sede do Governo do Amazonas. A paciente tem 39 anos e voltou recentemente de viagem à Europa.

Conforme a secretária da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa, a paciente retornou de viagem de Londres para a capital amazonense na quarta-feira, 11. No dia 12, ela procurou a rede privada que constatou que a paciente tinha sintomas da doença.

“A partir de então, essa unidade acionou a vigilância epidemiológica estadual e a municipal e deslocou equipes para colher material da paciente. Em menos de 24h, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Amazonas divulgou o resultado positivo para o novo coronavírus, o Covid-19. A paciente encontra-se bem, estável, não ficou internada, está sem febre, com poucos sintomas, em isolamento domiciliar e todas as ações de vigilância estão sendo realizados”, finalizou.

Ainda segundo a secretária da FVS, as orientações para pacientes que apresentarem os primeiros sintomas do Coronavírus são de evitar hospitais.

“A população que estiver com sintomas leves pedimos que não vá para hospitais, porque é possível que elas possam levar o vírus para esses lugares e causarem uma infecção hospitalar a quem esteja internado. Então se você tem sintomas leves procure a unidade básica de saúde mais próxima de você” disse a presidente da FVS em coletiva.

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, localizado no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte, possui 50 leitos para casos graves de infecção pelo vírus. Segundo a Susam, o hospital pode chegar a ter 200 leitos caso a proliferação aumente.