Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Bancada vai montar estratégia contra redução do IPI dos concentrados

Para tentar modificar a decisão, os deputados e senadores do Amazonas vão se reunir nesta quinta-feira, 9, na residência do senador Omar Aziz (PSD)

Bancada vai montar estratégia contra redução do IPI dos concentrados

Bancada amazonense

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de manter em 4% a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no setor de produção de refrigerantes produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM), gerou preocupação na indústria local. 

Para tentar modificar a decisão, os deputados e senadores do Amazonas vão se reunir nesta quinta-feira, 9, a fim de montar uma estratégia de ação.

A reunião vai acontecer na residência do senador Omar Aziz (PSD), que é líder da bancada no Amazonas.

O deputado federal Marcelo Ramos (PL) disse que além da estratégia, vai sugerir a publicação de uma nota assinada por toda a bancada que estará presente na reunião.

Ele afirmou que com a redução a tendência é que a indústria de concentrados na região seja inviabilizada. 

“Ela considera que reduzir o crédito do IPI dos concentrados vai fazer com que essas indústrias se mantenham aqui ou vão para outros estados do país, quando na verdade, o exemplo que temos mostra o contrário: quando o crédito diminuiu para 8% a Pepsi saiu da zona franca, mas ela não foi pra outro estado, ela foi paro o Uruguai”, argumentou. 

Para o deputado, a medida foi tomada a partir da premissa equivocada de que a indústria dos concentrados gera poucos empregos em relação ao que recebe de incentivos fiscais, pois desconsiderou a produção agrícola no interior.

“Agora só tem mais de 3 mil pessoas plantando cana-de-açúcar, guaraná, lá em Presidente Figueiredo porque tem a indústria de concentrados. Só tem milhares de pessoas com emprego na extração de guaraná em Maués por conta da indústria de concentrados. Essa medida em cadeia vai gerar desemprego no Amazonas”, explicou.