Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Beto Dangelo ignora decreto e manterá bares, boates, casas de show e salão de festas abertos

O último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) indica que Manacapuru lidera o número de mortos pela covid-19 no estado com 172 óbitos. Por lá são 4.536 casos de covid-19 confirmados

Beto Dangelo ignora decreto e manterá bares, boates, casas de show e salão de festas abertos

Foto: Reprodução

O prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo, decidiu manter abertos bares, boates, casas de show, salão de festas, casa de festas e afins, mesmo com o decreto do Governo do Amazonas determinando o fechamento de comércios não essenciais em todo o estado a partir deste sábado (26).

O último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) indica que manacpuru lidera o número de mortos pela covid-19 no estado com 172 óbitos. Por lá são 4.536 casos de covid-19 confirmados.

No documento publicado nas redes sociais da Prefeitura de Manacapuru, Dangelo, informa que que não vai aderir ao plano de contingência anunciado pelo Governo do Estado do Amazonas e seguirá com as medidas estabelecidas em decretos passados. Beto D’Angelo pede, em nota, que a população e empresários colaborem com a sua decisão no município.

Diz o decreto que os comércios não essenciais “permanecerão o horário de funcionamento diariamente no horário até às 00h (meia-noite), com exceção de sexta-feira, sábado e véspera de feriado, que será até as 02h (duas da manhã), respeitando as normas e protocolos sanitários, constante do Anexo único deste”, diz o documento. Leia abaixo.

Leia mais Governo reforça que restrição para comércio não essencial objetiva preservar vidas

Na postagem, o prefeito ainda pede a colaboração da população de Manacapuru, em especial, aos donos de estabelecimentos comerciais, pois o cumprimento fiel das normas estabelecidas nos decretos possibilita a flexibilização das medidas restritivas.
“Pedimos a colaboração da população, em especial, aos donos de estabelecimentos comerciais, pois o cumprimento fiel das normas estabelecidas em nossos decretos, possibilita, assim, a flexibilização das medidas restritivas”, finaliza.

O Governo do Amazonas

Em nota, o Governo do Amazonas declara apenas que espera de todos os municípios o respeito ao decreto estabelecido. De acordo com o texto do decreto, a penalidade para quem não cumpre a recomendação é de 50.000 para pessoa jurídica após advertência.

O Governo do Estado do Amazonas adotou as medidas de restrição para conter o acelerado índice de contaminação da covid-19 – resultado de aglomerações e descuido quanto às medidas sanitárias recomendadas.

Segundo o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, há aumento de casos e internações, o que exige reduzir a velocidade da contaminação, ao mesmo tempo em que crescem as medidas de ampliação de leitos já adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O governo espera que todos os municípios adotem as recomendações e contribuam com o enfrentamento à covid-19.

Leia mais em: Governo do AM publica decreto com novas medidas para o enfrentamento à covid-19