Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Casos de coronavírus no Amazonas sobem para 81 e crescem no interior

O número foi confirmado pela diretora da FVS Rosemary Pinto por meio de coletiva on-line

Casos de coronavírus no Amazonas sobem para 81 e crescem no interior

O Amazonas tem 14 novos casos confirmados de infectados por coronavírus. No total, já são 81 pessoas com a Covid-19.

Os números foram atualizados nesta sexta-feira, 27, pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosemary Costa Pinto.

Do total de infectados, 75 são de Manaus, dois são de Parintins, dois de  Manacapuru, um de Santo Antônio do Içá e um de Boca do Acre.

Segundo a FVS, há 11 pessoas internadas, oito em unidades de saúde privadas e três no Hospital Delphina Aziz.

Além disso, segundo a diretora da FVS em coletiva on-line, dois dos pacientes internados em unidades privadas estão em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e dos internados no Hospital Delphina Abdel Aziz, dois casos também estão em UTI. Ambos fazem tratamento experimental com cloroquina.

Rosemary também declarou que desde esta última quinta-feira, 26, o aeroporto Eduardo Gomes inciou as abordagens a quem desembarca no estado para baixar aplicativo de acompanhamento a sintomas de coronavírus. 

“Estamos atuando desde ontem no aeroporto Eduardo Gomes com o aplicativo de alertas emergenciais SASI, onde monitoramos por 14 dias a quarentena de quem desembarca em Manaus.” disse a diretora. Além das medidas no aeroporto a diretora também esclareceu que insumos de combate ao vírus estão chegando nos municípios do interior do estado.

“o Lacen já está disponibilizando amostras de kits para exames para todos os 61 municípios do interior. É muito importante ressaltar que deve se isolar qualquer caso de suspeita, principalmente pacientes que estejam em grupos de riscos” explicou Rosemay.

O secretaria executivo de ações no interior da SUSAM, Cássio Espírito Santo, que estava acompanhando a diretora na coletiva, esclareceu que municípios do interior também estão sendo abastecidos com insumos tomando as devidas medidas de saúde pública, 

“Equipes da FVS estão realizando investigações. Temos enviado insumos por aeronaves para municípios como Guajará, Ipixuna, boca do acre, Santo Antônio do içá e outros. Estamos colocando ambulâncias em Itacoatiara e ambulanchas no Porto da Ceasa” declarou o secretario. 

Paciente de 88 anos

No encerramento da coletiva foi revelado que o paciente de 88 anos que receberia alta na manhã desta sexta-feira, terá que continuar internado por conta de seu filho ter sido contaminado pelo coronavírus.

“Ele poderia estar em casa, ele permaneceu no hospital está muito bem, mas está no hospital porque infelizmente o cuidador dele, o filho está internado. Pai e filho estão internados no mesmo hospital, ambos estão em estado estável.” revelou a diretora da Fundação Vigilância em Saúde.