Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Com 2. 479 casos de Covid-19, AM solicita apoio do Governo Federal

Com o aumento no número de casos, a secretária de Saúde, Simone Papaiz, afirmou que o estado já avalia a implantação de um novo hospital de campanha

Com 2. 479 casos de Covid-19, AM solicita apoio do Governo Federal

O Amazonas registrou 209 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira, 22. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o estado tem 2. 479 casos confirmados, sendo 1.958 na capital e 521 no interior.

O número de óbitos subiu para 207, sendo 172 óbitos em Manaus e 35 no interior, tendo assim, 8, 35% de letalidade . Do total de casos informados, 1.203 pacientes estão em isolamento domiciliar. E o número de pessoas recuperadas saltou para 879.

Com o aumento no número de casos, a Secretária Estadual de Saúde, Simone Papaiz, afirmou que o estado já avalia um novo hospital de campanha.

“O número projetado necessário somente para atendimento de média  complexidade e alta complexidade para enfrentar a Covid no estado do Amazonas gira em torno de 2.130 leitos”, disse.

“Temos manifestação junto ao Ministério da Saúde, entregamos um ofício também ao nosso vice-presidente sobre a possibilidade da implantação de um hospital de campanha. (…) Solicitamos ao Governo Federal junto com o Ministério da Saúde, 400 leitos e sinalizamos, também, não só a necessidade da estrutura mas também de equipes, insumos e equipamentos”, afirmou a secretária.

O estado registra, ainda,  898 pacientes internados, sendo 629 em leitos clínicos e 269 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Mortes rápidas

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, afirmou que muitas pessoas infectadas estão procurando o atendimento tardiamente. “Com certeza as pessoas estão morrendo em casa”, disse.

“Temos tido muitos pacientes que estão chegando nas unidades de saúde já num estágio muito avançado sem possibilidades de recuperação, sem possibilidades de tratamento. Agora isso não quer dizer que os primeiros sintomas dessas pessoas aconteceram da noite para o dia. (…) Com certeza as pessoas estão morrendo em casa”, disse Rosemary.

Dessa forma, a presidente da FVS ressaltou a importância dos pacientes com doenças crônicas que apresentarem sintomas da covid-19, não demorarem a procurar o atendimento médico, em contrapartida, as pessoas que apresentarem sintomas leves devem ficar em casa, para não congestionar o sistema de saúde.

Leia também: Governo do AM prorroga restrição a comércio, serviços e transporte