Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Comunidade recebe curso do Cetam e FAS para agentes comunitários de saúde

Além de Iranduba, o curso também acontecerá em comunidades de Itapiranga, Carauari e Tefé. No total, serão beneficiados 108 alunos

Comunidade recebe curso do Cetam e FAS para agentes comunitários de saúde

Foto: Marcelo Gusmão/Cetam

As direções do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) compareceram à aula inaugural do curso de qualificação profissional “Organização, processo de trabalho e planejamento em saúde”. O evento ocorreu nesta segunda-feira (16), na comunidade do Tumbira, que fica no município de Iranduba, à margem direita do rio Negro, distante 64 quilômetros de Manaus.

Os cursos serão oferecidos a agentes comunitários de saúde pelo Governo do Amazonas, por meio de parceria entre o Cetam e a FAS. São 120 horas de aula. O curso também acontecerá em comunidades de Itapiranga, Carauari e Tefé. No total, serão beneficiados 108 alunos.

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, o foco dos cursos com a FAS é a geração de emprego e renda, com o compromisso de desenvolvimento das comunidades e, consequentemente, dos municípios amazonenses. “Estamos atendendo uma determinação do governador Wilson Lima. Para isso, serão capacitados agentes que já atuam em comunidades ribeirinhas”, explica.

Leia mais: Wilson Lima convoca aprovados em concurso da Seduc e anuncia retorno das aulas no interior

O Cetam foi representado pela diretora acadêmica Rita Mara Miranda e pelo enfermeiro Francisco Queiroz Menezes, coordenador de cursos da Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra. Pela FAS estiveram presentes o superintendente-geral, Virgílio Viana; a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, Valcleia Solidade; e o coordenador do Programa de Saúde na Floresta, Luiz Castro.

“Este curso foi preparado com a visão de que precisamos melhorar a capacidade técnica dos agentes de saúde. Via de regra, eles tiveram pouca oportunidade de formação. Têm muito conhecimento prático, mas faltava muito a metodologia a ser utilizada nas visitas, as abordagens, a organização do tempo durante o dia, planejamento das ações e conhecimentos técnicos a serem incorporados”, ressaltou Luiz Castro.

De acordo com o coordenador, a FAS tem uma parceria com o Cetam em outras áreas, principalmente na educação e geração de emprego e renda. “Então, não foi difícil termos também essa parceria na área de saúde porque o Cetam tem em sua estrutura uma equipe voltada à educação em saúde, com enfermeiros e técnicos que compreendem bem essa realidade e possuem uma boa leitura da atenção primária”.

(*) Com informações da assessoria