Manaus, 16 de junho de 2024
×
Manaus, 16 de junho de 2024

Cidades

Consultoria de Giuliani pede ajuda a juízes do AM para ‘entender’ leis

Consultoria de Giuliani pede ajuda a juízes do AM para ‘entender’ leis

Juízes do Tribunal de Justiça do Amazonas que atuam na Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca de Manaus se reuniram na quarta-feira, 22, com integrantes da Giuliani Security & Safety. A empresa norte-americana tem contrato com o Governo do Estado do Amazonas para prestar consultoria na área de segurança pública. O encontro serviu para a empresa ‘entender’ as leis brasileiras.

Os representantes da empresa San Luongo, Steven Haimowitz, Peter Cursio e Sebastian Cruz foram recebidos pelos juízes Glen Hudson Paulain Machado, Rômulo Garcia Barros Silva, João Gabriel Cirelli Medeiros e Bárbara Marinho Nogueira. Os três consultores buscaram conhecer a dinâmica dos processos criminais desde a fase de inquérito até a execução penal.

A reunião foi realizada na sala da diretoria do Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, e foi mediada e traduzida pela tenente da Polícia Militar do Amazonas, Chistina Martins.

O juiz João Gabriel Cirelli Medeiros explicou que os integrantes da Giuliani Security & Safety, buscando conhecer o funcionamento das leis e o sistema carcerário como um todo, têm pautado reuniões com todos os setores de Segurança e do Sistema Judiciário, mais especificamente na área criminal.

“Eles nos pediram esclarecimento sobre o funcionamento do sistema criminal no Brasil, desde o momento que ocorre a prisão em flagrante até o encerramento da execução da pena. Fizeram perguntas sobre o sistema carcerário do Amazonas, sobre o funcionamento das audiências de custódia, dentre outras questões. O tempo foi curto, seriam necessárias muitas reuniões para esclarecer tudo, até porque há uma diferença muito grande das nossas leis para as leis dos Estados Unidos, mas procuramos contribuir com o máximo de informações”, disse o magistrado.

*Com informações da assessoria