Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Coronavírus: Amazonas tem 54 municípios em calamidade e emergência

Os municípios de Anamã, Barcelos, Eirunepé, Japurá e Novo Aripuanã ainda não publicaram qualquer tipo de decreto até o momento

Coronavírus: Amazonas tem 54 municípios em calamidade e emergência

Município de Anamã. Foto: Marcos Assunção

O levantamento divulgado na manhã desta quinta-feira, 9, pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) indica que das 61 prefeituras do interior do Amazonas, 56 já publicaram decretos de Alerta, Emergência ou Calamidade nas últimas duas semanas, diante da pandemia de Covid-19 (coronavírus).

Fazem parte dos municípios que estão em estado de Calamidade: Amaturá, Beruri, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Codajás, Nhamundá, Tapauá e Tefé, além da capital Manaus, que decretou no dia 23 de março.

Leia mais: Número de infectados por coronavírus no AM sobe para 899

Em estado de Emergência estão 46 municípios do Amazonas, entre eles: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira e em Alerta dois municípios (Tabatinga e Urucará).

Anamã, Barcelos, Eirunepé, Japurá e Novo Aripuanã ainda não publicaram qualquer tipo de decreto.

O estado de Emergência pode ser usado em situações de desastres naturais, grande acidentes e pandemias, como a do coronavírus, enquanto o de Calamidade é decretado quando pode existir o comprometimento das funções e serviços prestados pelo Estado, no caso das prefeituras.

Além da pandemia de Covid-19, outro ponto de atenção dos prefeitos é em relação ao período de chuvas e possíveis cheias dos rios no interior do Amazonas nos próximos meses.

 

(*) Com informações da assessoria