Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Em conversa com Mourão, Arthur pede agilidade no combate à Covid-19

Vice-presidente esteve reunido no Comando Militar da Amazônia (CMA) com Arthur e com o governador Wilson Lima, para tratar sobre a real situação da pandemia

Em conversa com Mourão, Arthur pede agilidade no combate à Covid-19

O prefeito Arthur Virgílio Neto informou que apresentou  ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, um quadro geral das ações realizadas pelo município na luta contra o coronavírus (Covid-19).

Mourão esteve reunido no Comando Militar da Amazônia (CMA), na Ponta Negra, Zona Oeste, nesta segunda-feira, 20, com o prefeito e o governador Wilson Lima para tratar sobre a real situação da pandemia na capital e no Estado. 

Segundo Arthur, o vice-presidente conversou de forma privada com ele e com o governador antes da reunião técnica, onde pode desabafar sobre as necessidades no atendimento às pessoas vítimas do novo coronavírus no Estado e a postura do presidente, Jair Bolsonaro diante da doença. 

“Então ele pode ouvir todas as críticas contra o abandono do Amazonas, contra certos personagens que mais atrapalham do que ajudam, contra tudo que temos visto de pregação de regime de força de volta. Fui muito franco e ele gentil o tempo inteiro. Também foi pontuado a atuação do Hospital de Campanha sem recurso federal”, disse o prefeito.

“Preocupo-me com a postura do presidente e espero que ele ajude o ministro da saúde, Nelson Teich, a fazer o que tem que ser feito para evitar o avanço do novo coronavírus e garantir que a população tenha toda atenção necessária quando precisar de atendimento nos hospitais públicos”, completou.

Hospital de campanha

Arthur destacou, ainda, o trabalho do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) do Lago Azul, na zona Norte no atendimento de pacientes infectados e voltou a fazer um apelo para que a população siga a recomendação do Ministério da Saúde, referente ao isolamento social.

“Fiquem em casa, não houve melhora nenhuma e sim piora. Nós estamos desarmados e estamos inventando soluções, porque fomos pegos por um inimigo poderoso. E ainda temos ajuda das gripes sazonais como a H1N1 que pioram a situação, tivemos que antecipar vacinas”.

Ainda  segundo o prefeito, a vinda do vice-presidente a Manaus foi um ato de político verdadeiro, de quem se preocupa com a população e tem vontade de ajudar a resolver a situação.

“A visita do general foi uma das manobras mais ágeis que eu vi um político fazer. Foi muito boa a conversa para uma pessoa que se mostrou confiável e deve agir enquanto, aqui, cuido da parte técnica com o meu secretário de saúde, ouvindo também o governador e sua secretária”, disse.

Novo decreto

O prefeito Arthur também anunciou um novo decreto municipal para evitar o avanço da doença em Manaus.

“Hoje mesmo vou editar mais uma medida proibindo o transporte público de pegar os passageiros que não estejam usando máscaras”, adiantou. 

CMA 

O Comando Militar do Amazonas (CMA) informou, por meio de nota, que o Hamilton Mourão esteve na capital amazonense, para tomar conhecimento da situação no Estado frente à pandemia e recebeu as informações atualizadas sobre a atuação das Forças Armadas na região. 

“A reunião foi bastante produtiva e favoreceu a aproximação entre os governos federal, estadual e municipal para a tomada de providências coordenadas e oportunas para a prevenção e tratamento do COVID-19”, disse o órgão. 

Segundo o CMA, após a reunião o vice-presidente Hamilton Mourão retornou a Brasília.

Outras autoridades

Também estavam presentes à reunião o comandante do CMA, gen. Estevam Cals Theophilo, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, além da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, da  secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Conceição Sampaio, e os representantes do Hospital Samel.