Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cidades

Enem é confirmado para a próxima terça e quarta-feira no Amazonas

o Inep, organizador da aplicação das provas confirmou as próximas datas da prova ainda em janeiro

Enem é confirmado para a próxima terça e quarta-feira no Amazonas

(Foto: Agência Brasil)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas serão realizadas na próxima terça (23) e quarta-feira (24), respectivamente. Apesar da fase vermelha da covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou ainda em janeiro a aplicação do exame. Cerca de 160 mil pessoas se inscreveram para a edição deste ano do Enem no Amazonas.

Leia mais: Enem Digital: confira os gabaritos oficiais das duas provas

O Portal AM 1 buscou a Secretária de Estado de Educação e Desporto (Seduc) para saber quantas escolas serão cedidas para a realização das provas e se vai haver algum plano especial para evitar aglomeração entre os alunos.

Por meio de nota, a Seduc informou que “as informações relacionadas ao assunto serão discutidas em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, nesta sexta-feira, 19, e repassadas posteriormente.”

Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirma a liberação de escolas da rede municipal para a realização das provas e pede para que os estudantes que farão a prova sigam todas as recomendações dos órgãos de saúde.

“A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) informa que vai liberar 78 escolas da rede municipal para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para os dias 23 e 24 deste mês”, diz em um trecho da nota.

“A Semed pede para que os estudantes que farão a prova sigam todas as recomendações dos órgãos de saúde, usem máscara e mantenham o distanciamento social necessário, para evitar a propagação do coronavírus em Manaus”, completou o texto.

Os exames não foram realizados nos dias 17 e 24 de janeiro, devido a calamidade na saúde pública, com taxas altas de infecção e mortes pelo novo coronavírus.

Com isso no dia 14 de janeiro o Governo do Amazonas proibiu o acesso às instalações nas escolas públicas estaduais para a realização das provas. O decreto considera, ainda, a decisão proferida pela 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, no Processo nº 1000448-56.2021.4.01.3200, do último dia 13 de janeiro.

Leia mais: Novo decreto do Governo do Amazonas amplia toque de recolher para 24h

Boletim epidemiológico 

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado  nesta quinta- feira pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19,  foi diagnóstico de 2 .141 novos casos de coronavírus, totalizando 301.636 casos da doença no estado. Também foram confirmados 105 óbitos, elevando para 10.286 o total de mortes.

Leia mais: Com mais de 2,1 mil novos casos de covid-19, Amazonas bate 301 mil infectados