Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Governador decreta ‘toque de recolher’ no Amazonas das 19h às 6h para conter pandemia

Decreto será publicado ainda hoje com novas restrições de circulação de pessoas e mercadoria para todo o estado

Governador decreta ‘toque de recolher’ no Amazonas das 19h às 6h para conter pandemia

Está proibida a circulação de pessoas no Amazonas entre às 19h e 6h da manhã do dia seguinte. A informação é do governador Wilson Lima (PSC) dita na manhã desta quinta-feira (14). Decreto será publicado ainda hoje com novas restrições de circulação de pessoas e mercadoria.

“Estamos em uma operação de guerra”, disse Wilson Lima.

Também está suspenso o transporte coletivo de pessoas via fluvial e terrestre, exceto o transporte de cargas.

“Estamos baixando um decreto suspendendo o transporte coletivo de passageiros entre as rodovias e os rios, exceto o transporte de carga. Estamos, também, decretando o fechamento de todas as atividades e circulação de pessoas entre 19h e 6h, exceto atividades e transporte de produtos essenciais”, disse o governador.

Segundo o governador Wilson Lima, continuará sendo permitido o funcionamento de farmácias, porém, através de delivery. Será permitido, ainda, a circulação de pessoas que trabalham em áreas estratégicas como saúde e segurança e imprensa.

De ontem para hoje, o Amazonas registrou 1.474 novos casos de covid-19, totalizando 219.544 o número de pessoas com a doença no estado. Também foram confirmados mais 69 óbitos por covid-19, aumentando para 5.879 o total de mortes.

Segundo um estudo da Fiocruz, foi confirmada a identificação da origem da nova variante da linhagem Sars-CoV-2 B.1.1.28 no Amazonas, designada provisoriamente de B.1.1.28 (K417N / E484K / N501Y).

Leia mais: Fiocruz: mutação da covid-19 no Amazonas surgiu em dezembro

Esse estudo sugere que as cepas, detectadas em viajantes japoneses que tinham passado pela região amazônica, evoluíram de uma linhagem viral no Brasil, que circula no Amazonas, provavelmente ocorrido entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

Enem

Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no próximo domingo (17) em todo o país, será adiado no Amazonas. A decisão é da Justiça Federal após pedido do vereador Amom Mandel e do deputado federal Marcelo Ramos.

Leia mais: Justiça suspende Enem no Amazonas em meio a explosão de casos de covid-19

Antes disso, o prefeito de Manaus, David Almeida já havia anunciado que não liberaria as escolas da rede municipal para a realização do Enem, com o objetivo de evitar aglomerações.

Leia mais: Escolas municipais não serão abertas para realização de provas do Enem em Manaus