Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Governo nega atraso salarial, mas educadores realizam protesto nesta terça

Ato acontece às 8h, em frente à sede do governo, no bairro da Compensa, Zona Oeste

Governo nega atraso salarial, mas educadores realizam protesto nesta terça

Os educadores do Estado vão ‘comemorar’ o Dia do Professor, nesta terça-feira, 15, dedicado a esta categoria, em forma de protesto: o sindicato da categoria planeja realizar uma ampla manifestação em frente à sede do Governo, na avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste da cidade, contra o atraso dos pagamentos de novembro e dezembro dos servidores públicos do Estado do Amazonas.

Em nota enviada à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) confirma o ato público, alegando que medida desagradou a categoria. A manifestação está marcada para às 8h, em frente ao Palácio do Governo.

O anúncio dessa mudança nos pagamentos de novembro e dezembro, cujos salários serão depositados nos dias 3 e 4 de dezembro e, 3 e 4 de janeiro de 2020, respectivamente, foi feito pelo governador Wilson Lima (PSC) na sexta-feira passada, dia 11, em entrevista coletiva.

Por conta da repercussão negativa sobre esse atraso salarial, inédito na história da gestão pública estadual, o governo emitiu uma nota negando o atraso e esclarecendo que, na realidade, houve uma ‘reorganização’ do calendário de pagamentos para ajustar a folha à programação financeira do Estado.

Conforme a nota do Governo, com a nova programação, a remuneração dos servidores será depositada no início de cada mês subsequente ao mês trabalhado e o decreto com as mudanças deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado (DOE).

Mas os servidores não se convenceram da argumentação do Governo e preparam um ato geral de protesto contrário a essa mudança.