Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Grupo ‘Amazonas pela Democracia’ promete desaglomeradores e pacifismo

No Twitter, os assuntos que envolviam as manifestações marcadas para esta terça, ficaram por mais de 7 horas em 1º lugar entre os assuntos mais comentados

Grupo ‘Amazonas pela Democracia’ promete desaglomeradores e pacifismo

Divulgação

As manifestações marcadas para serem realizadas nesta terça-feira, 02, pelo grupo ‘Amazonas pela Democracia’ foram idealizadas após os recentes protestos de apoiadores do presidente Bolsonaro. Os manifestantes fizeram apologias às organizações racistas e fascistas.

Em entrevista ao AM1, organizadores do protesto explicaram que o movimento surgiu pela insatisfação coletiva de internautas nas redes sociais. O estopim para o movimento teria sido o último ato de Bolsonaro (sua ida até os manifestantes da Praça Três Poderes) e ter abraçado participantes do movimento. O ato dos ‘300 do Brasil’, grupo que fez menção à Ku Klux Klan na Esplanada dos Ministérios, também foi motivação para o movimento ‘Amazonas pela Democracia’

“O movimento surgiu com a insatisfação em relação ao governo nacional, no qual o próprio presidente em vez de repreender ações antidemocráticas, vai e abraça literalmente as atitudes, desrespeitando ainda todas as orientações de saúde pública prescritas. A insatisfação ganhou repercussão na internet, ontem estivemos desde as duas da tarde até as 22h da noite nos trend do Twitter como assunto mais comentado”, disse Matheus Castro, um dos membros que está à frente do movimento.

Segundo Matheus, a manifestação já tem disparado orientações de saúde para manifestantes que queiram estar no protesto. Além disso, pessoas de grupo de risco e integrantes com doenças crônicas não poderão participar da ação. O organizador também esclareceu que máscaras serão distribuídas na manifestação e desaglomeradores farão o  monitoramento no ato.

“O movimento veio para dizer não ao racismo e manifestações com teores nazistas, fascistas e antidemocráticos. O protesto vai ser realizado de forma totalmente pacífica, já estamos disparando orientações de como será o ato, vamos respeitar todas as orientações de saúde pública e o espaço de pelo menos 1 metro e meio a cada manifestante. Além disso, desaglomeradores estarão de prontidão para evitar qualquer aproximação de risco. Também já temos parceria com confecção de máscaras, idosos e pessoas do grupo de risco não poderão participar do ato”, explicou o organizador.

O movimento ‘Amazonas pela Democracia’ possui médicos, advogados e universitários que integram o grupo, além de outros profissionais. Na manifestação, segundo a organização do protesto, médicos e enfermeiros estarão a postos para quaisquer incidentes.