Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Hospital Nilton Lins será reaberto para atender pacientes de covid-19

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (PSC), na noite desta sexta-feira (8) durante pronunciamento nas redes sociais

Hospital Nilton Lins será reaberto para atender pacientes de covid-19

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, na noite desta sexta-feira (8) que o Governo do Amazonas vai reativar o Hospital Nilton Lins, desativado em julho do ano passado. A unidade de saúde foi montada em abril de 2020 para ampliar a capacidade de atendimento da saúde pública no combate à covid-19 no Estado. 

“Eu informo a todos que o nosso sistema de saúde está muito próximo do limite de sua capacidade. Diante disso, o próximo passo é o processo de reabertura do hospital Nilton Lins”, anunciou o governador durante uma transmissão ao vivo.

Lima justificou que o Governo do Estado não tem medidos esforços para diante da maior crise de saúde dos últimos 100 anos. Segundo ele, a estrutura está preparada para começar a funcionar e que será realizado um chamamento público para as empresas que têm interesse em prestar os serviços na unidade.

“Já estamos com a estrutura apta para começar a funcionar e iremos fazer um chamamento público para as empresas que tem interesse em prestar os serviços na unidade. Faço questão que a população acompanhe todas as sessões de contratação, que serão públicas e terão a participação de representantes dos órgãos de controle”, disse.

Durante a transmissão, Lima também citou que o Governo do Amazonas ampliou a capacidade a quantidade de leitos no últimos meses. Conforme ele, o aumento foi de 134%, saltando de 457 para 1.164 leitos. Ele também explicou que a ampliação depende de espaço físico, camas, colchões e respiradores, além de pessoal e insumos.

Wilson Lima também afirmou que o Estado tem preparado um plano de imunização da vacina para a população e aguarda a visita ministro da saúde, Eduardo Pazuello na próxima segunda-feira (11). Ele desembarca em Manaus para tratar do assunto, assim como de outras demandas referentes à Covid-19 no estado. 

“Aguardamos, agora, pela notícia do início da vacinação aqui no nosso Estado. Estamos prontos para começar o plano de imunização e o Governo do Estado possui agulhas e seringas, para atender o público que será priorizado na fase  inicial”, finalizou.