Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

MDB de Braga emplaca Jair Souto na presidência da Associação dos Municípios

A eleição foi realizada 'às pressas' na sexta-feira (11), na sede da instituição em Manaus

MDB de Braga emplaca Jair Souto na presidência da Associação dos Municípios

Foto: reprodução/Facebook

O prefeito reeleito de Manaquiri, Jair Souto assumiu a presidência da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), numa eleição realizada “às pressas” na sexta-feira (11). Ele é ligado ao MDB, partido comandado pelo senador Eduardo Braga, possível candidato ao governo do Amazonas em 2022.

Leia mais: Grupos políticos dominam prefeituras de olho no Governo do Amazonas em 2022

“Os municípios saem vitoriosos nesse momento, principalmente em relação ao debate e planejamento para nossas cidades no futuro. Vamos trabalhar para ter uma diretoria atuante”, escreveu Jair Souto em suas redes sociais, após o resultado.

Na mesma eleição, o prefeito de Santo Antônio do Içá, Abraão Lasmar, foi escolhido como o vice.

Segundo o presidente eleito, a assembleia foi convocada em caráter de emergência, uma vez que a Associação estava sem diretoria desde junho deste ano, quando a antiga presidência renunciou para concorrer às eleições municipais de 2020.

Um deles foi o prefeito de Maués Junior Leite (PSC), que deixou o cargo para concorrer à reeleição em seu município. Leite se manteve à frente do Executivo Municipal por mais quatro anos, com quase 57% dos votos válidos.

Desde então, o diretor- executivo da AAM, Luiz Antônio Cruz esteve no comando interino da entidade.

A assembleia relâmpago aconteceu na sede da instituição, com a presença de apenas 16 dos 62 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios. Um dos presentes foi o parceiro de partido e prefeito reeleito em Benjamin Constant, David Bermeguy (MDB).

Foto: reprodução/Facebook

Apesar disso, o prefeito de Manaquiri afirma que “sua condução ao cargo cumpriu todos os trâmites legais previstos pelo estatuto da Associação, com a convocação publicada em jornal periódico e a aprovação da maioria dos prefeitos presentes na assembleia.”

Manobra

O movimento de Braga para emplacar a presidência da AMM pode refletir diretamente aos demais prefeitos do interior, principalmente, aqueles que não são ligados ao senador. Nas eleições municipais 2020, o MDB conseguiu 13 prefeituras no Amazonas.

Leia mais: Mais de 30 prefeitos conseguiram se reeleger no interior do Amazonas