Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

MPF vai acompanhar ensino em escolas indígenas durante pandemia no Amazonas

A informação foi divulgada no Diário Oficial do MPF, na edição de quarta-feira (10), pela procuradora da República, Aline Morais Martinez dos Santos

MPF vai acompanhar ensino em escolas indígenas durante pandemia no Amazonas

Foto: Divulgação/NCPAM

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o ensino prestado aos alunos indígenas em oito municípios do Amazonas durante a pandemia da covid-19. A informação foi divulgada no Diário Oficial do MPF, na edição de quarta-feira (10).

Quem assina o documento é a procuradora da República, Aline Morais Martinez dos Santos, após considerar a Notícia de Fato (NF) nº 1.13.001.000126/2020-12 autuada pela Procuradoria da República de Tabatinga a fim de acompanhar a retomada das aulas presenciais dos alunos indígenas nos municípios do Alto Solimões.

Leia mais: Candidatos a prefeito ameaçam índios no interior, denuncia MPF

Segundo a publicação, a NF foi instaurada a partir de um ofício circular do DSEI sobre riscos na volta às aulas nas escolas das aldeias indígenas em Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Jutaí, São Paulo de Olivença; Santo Antônio do Içá; Tabatinga e Tonantins.

A procuradora reforçou  também que “a educação é um direito social constitucionalmente” bem como “a situação das populações indígenas, que exigem atenção especial para garantia de sua saúde, no momento de pandemia ocasionada pela covid-19”.

Veja publicação na íntegra: