Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Governador anuncia nova unidade hospitalar na luta contra o coronavírus

Governador explicou que todas as medidas adotadas até o momento têm o objetivo de preservar a vida das pessoas e conter o avanço da doença.

Governador anuncia nova unidade hospitalar na luta contra o coronavírus

Wilson Lima diz que decreto governamental visa salvar vidas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), mais 400 leitos clínicos de hospital para atender no combate ao novo corinavírus.

Esses leitos estarão disponíveis no hospital da Nilton Lins que passa a atender casos de Covid-19 em dez dias.

Durante live nas redes sociais, o governador destacou, ainda, que a prioridade é ampliar a capacidade de atendimento de casos de Covid-19 no Amazonas.

Os 400 leitos clínicos do hospital da Nilton Lins, segundo Wilson Lima, poderão ser adaptados para leitos de UTI, conforme a necessidade de atendimento e disponibilidade de equipamentos.

“A nossa grande corrida agora é para aquisição de insumos, sobretudo de respiradores. Respirador hoje tem se tornado o objeto mais cobiçado, há uma disputa mundial, todos os países estão disputando a compra desses equipamentos, que são importantíssimos para a montagem de UTIs, que são importantes para aqueles casos de Covid-19 de pessoas que estão mais agravadas”, afirmou Wilson Lima.

Segundo ele, os esforços do governo do Estado estão concentrados também no aumento da capacidade instalada do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência para os casos graves de Covid-19 no estado.

“Estamos disponibilizando todos os nossos recursos e toda a nossa infraestrutura para o atendimento a esta pandemia. Esse é um momento difícil, um momento complicado pelo qual passam todos os países, pelo qual passa o mundo, e no Amazonas não é diferente”, disse.

“Hoje à noite a estrutura passará por um processo de dedetização e esterilização, agora a tarde será ligada a rede de gases, as equipes da Susam já estarão entrando lá essa semana e nos próximos dez dias já iremos abrir as portas do hospital, a nossa grande corrida agora é para aquisição de  respiradores”, disse o governador.

Leia mais: Ministério aponta que o Brasil pode ter 70 mil casos a mais de Covid-19

 

Decreto

Wilson aproveitou a live para defender o decreto assinado no último sábado, 4, e explicou que não proíbe o transporte coletivo urbano, ou seja, o transporte de passageiros em Manaus.

A determinação atinge viagens intermunicipais e interestaduais por via terrestre.

“Eu baixei no sábado um decreto para suspender as viagens de passageiros intermunicipal e interestadual, um esclarecimento, o governo não proibiu, táxi, nem transporte coletivo, continua valendo a regra para evitar aglomeração”, disse o governador.

Detran, FVS-AM, Polícia Civil, Procon-AM, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão desde a madrugada desta segunda-feira, 6, nas ruas para fazer cumprir o decreto.

Leia mais: Parceria entre Ufam e iniciativa privada resulta em doação de álcool para hospitais

“As decisões que estamos tomando são responsáveis para preservar a vida das pessoas”, declarou Wilson.

Educação

Um termo de cooperação técnica será assinado entre o governo do estado de São Paulo e o governo do Amazonas, para que mais de três milhões de estudantes tenham acesso as aulas do programa Aula em Casa.

Com a parceria, as aulas transmitidas via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e TV Encontro das Águas ficarão disponíveis aos paulistas já a partir desta semana.