Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Prazo para declarar vacinação contra febre aftosa termina nesta sexta-feira

Os pecuaristas dos 41 municípios incluídos na primeira etapa da vacinação devem procurar o escritório da agência ou do Idam para realizar a notificação

Prazo para declarar vacinação contra febre aftosa termina nesta sexta-feira

Foto: Marcos Vicentti/Secom

Termina na próxima sexta-feira, 31, o prazo para que os pecuaristas que vacinaram seus rebanhos na primeira etapa de vacinação contra febre aftosa façam a notificação junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Por esse procedimento, o pecuarista informa oficialmente à agência sobre a situação vacinal dos animais. Essa informação é fundamental para comprovar a imunização do gado e aferir a eficácia da campanha.

Os pecuaristas dos 41 municípios incluídos na primeira etapa da vacinação devem procurar o escritório da agência ou do Idam para realizar a notificação. A fiscal agropecuária Joelma Silva, da Adaf, ressalta que é indispensável notificar o rebanho. “Quem não foi ao escritório fazer a notificação ainda tem mais esses dias para se regularizar”, assinala.

Leia mais: Governo do Amazonas investe mais de R$ 660 mil em crédito rural

Na primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, foram incluídos os 41 municípios pertencentes às calhas dos rios Amazonas e Solimões: Alvarães; Amaturá; Anamã; Anori;  Atalaia do Norte; Autazes; Barreirinha; Benjamin Constant; Beruri; Boa Vista do Ramos; Borba; Caapiranga; Careiro; Careiro da Várzea; Coari; Codajás; Fonte Boa; Iranduba; Itacoatiara; Itapiranga; Japurá; Jutaí; Manacapuru, Manaquiri; Manaus; Maraã; Maués; Nhamundá; Nova Olinda do Norte; Parintins; Rio Preto da Eva; Santo Antônio do Içá; São Paulo de Olivença; São Sebastião do Uatumã; Silves; Tabatinga; Tefé; Tonantins; Uarini; Urucará e Urucurituba.

Mais de 556 mil doses de vacinas contra febre aftosa foram vendidas na primeira etapa, sendo 122 mil nas unidades do Idam, e cerca de 434 mil nas casas de produtos agropecuários.

Segunda etapa

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa no próximo sábado (1º/08). Serão vacinados os animais com idades até 24 meses. Mas os produtores que não têm animais nessa faixa etária precisam ir ao escritório fazer a atualização do rebanho, de modo que todos os produtores terão que comparecer à Adaf, seja para notificar a vacinação, seja para atualizar o rebanho.

Sobre a Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) é uma autarquia integrante do Sistema Sepror, com a missão de garantir a preservação do patrimônio animal e vegetal do estado, por meio da proteção da saúde dos animais, e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, além da identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária dos alimentos e demais produtos agropecuários.

 

 

(*) Com informações da Assessoria