Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

‘Se querem guerra, vão ter guerra’, diz Wilson às facções criminosas

Governador garantiu que vai reforçar o combate ostensivo ao crime e será implacável no combate ao tráfico de drogas no Estado

‘Se querem guerra, vão ter guerra’, diz Wilson às facções criminosas

O governador Wilson Lima fez duros comentários contra as facções criminosas do Estado e disse que irá continuar em um combate intensivo e implacável no combate ao tráfico de drogas.

As ponderações foram feitas durante a entrega de mais de R$ 3,5 milhões em equipamentos para as forças de segurança pública do Estado, que aconteceu no pódium da Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, na manhã desta quarta-feira, 19.

Estiveram presentes no evento o secretário da Segurança Pública do Amazonas, Coronel Louismar Bonates, e do vice-governador Carlos Almeida.

 

Governador Wilson Lima (Márcio Silva/Amazonas1)

Governador Wilson Lima ao lado do vice-governador Carlos Almeida, e do deputado estadual Cabo Maciel (Márcio Silva/Amazonas1)

“Se querem guerra, vão ter guerra”, disse o governador às facções criminosas do Estado. “Colocamos lanchas blindadas para que a gente possa agir contra bandidos que estão descendo o rio com fuzil, transportando drogas. Estamos comprando armamento e nós vamos responder a altura. A bandidagem não tem vez no Estado do Amazonas e esse é um compromisso que o governo assume com a sociedade”, destacou o governador.  

Entre os materiais, estão as lanchas blindadas, micro-ônibus e carros, que fazem parte do pacote de 140 novos itens que serão destinados a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (IESP). Todos foram adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), através de recursos próprios e doações, além de convênios com o governo federal.

Base Arpão

As lanchas, de acordo com o governador, servirão de apoio para operações de combate ao narcotráfico e serão utilizadas instalações da Base Fluvial Arpão que será montada entre os municípios de Tefé e Coari, na região do Rio Solimões, “onde há uma intensa atividade de transporte de drogas”, e também, para o combate aos “piratas”, que atacam embarcações e roubam produtos de quem trafega pelos rios.

Coronel Azevedo (Márcio Silva/Amazonas1)

Coronel Azevedo (Márcio Silva/Amazonas1)

Segundo o Coronel Azevedo, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), a rota da droga vem pelo Rio Solimões, desde a Tríplice Fronteira (Brasil-Colômbia-Perú). “Lá em Tabatinga, ela desce em Coari e Tefé e é redistribuída e chega a Manaus de forma rápida. Então, nós vamos combater não somente o tráfico de drogas, o grande produtor que vai descer através dessa hidrovia, como combater também a pirataria que tem todo esse confronto dos nossos rios”, comentou.

Força Nacional

Wilson Lima voltou a falar sobre um possível reforço da Força Nacional para o combate às facções e destacou que, caso o Estado ache necessário realizar o pedido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ministro Sergio Moro já garantiu que irá ajudar.

“Da mesma forma que nós estamos realizando a possibilidade de transferência de detentos para os presídios de segurança máxima, o ministro também se colocou à disposição e disse que me ajuda”, enfatizou.