Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Sobe para 15 o número de crianças com Síndrome Pediátrica no Estado

Manaus concentra o maior número de casos com 11; em seguida Tabatinga com dois, Careiro e Manacapuru, com um, cada

Sobe para 15 o número de crianças com Síndrome Pediátrica no Estado

Foto: reprodução/internet

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, nesta segunda-feira (11), nova atualização de casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) no Amazonas, por meio do Boletim de Vigilância Epidemiológica. Nesta atualização, sobe para 15 o número de casos registrados da síndrome no Amazonas.

Segundo o boletim, todos os casos foram notificados em Manaus, em razão da cidade possuir uma maior estrutura e recursos diagnósticos. No entanto, segue a distribuição de casos por município de residência: Manaus (11), Tabatinga (02), Careiro (01) e Manacapuru (01).

No Amazonas, entre os casos confirmados de SIM-P, por faixa etária, cinco (33,3%) são crianças menores de um ano, sendo três do sexo feminino e dois do sexo masculino. Outras cinco (33,3%) crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, sendo quatro do sexo masculino e um do sexo feminino.

Em menor porcentagem (20%), há três crianças na faixa etária de 5 a 8 anos, dois do sexo masculino e uma do sexo feminino. Na faixa etária de 10 a 13 anos, são duas crianças, sendo uma de cada sexo.

O diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, salienta a importância do olhar diferenciado do profissional de saúde para o diagnóstico da SIM-P em criança ou adolescente. “Diante do cenário de aumento de casos de Covid-19, é essencial a atenção dos profissionais para os pacientes que atendam os critérios clínicos e, assim, garantir o diagnóstico adequado e a investigação necessária”, avaliou.

Dos casos confirmados de Sim-P no Amazonas, dez pacientes apresentaram alta médica, três permanecem internados, sendo acompanhados por uma equipe multiprofissional, e dois evoluíram para óbito.

Monitoramento

Os casos são monitorados por uma equipe composta pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM), do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/FVS-AM), por meio da Coordenação Estadual de Vigilância Hospitalar (NVEH- FVS-AM); e por equipe formada por médicos infectologistas e pediátricos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).

SIM-P

Entre os sintomas da SIM-P, estão: febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa; conjuntivite; manchas no corpo; diarréia; dor abdominal; náuseas; vômitos; e comprometimento respiratório, cardíaco e gastrointestinal, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de covid-19.

(*) Com informações da assessoria